O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB pode analisar na próxima quarta-feira (9/4) a minuta da resolução que estabelece regras de acesso à classe de Professor Titular na carreira do Magistério Superior. A inclusão do texto na reunião (que está marcada para as 9h, na reitoria), entretanto, depende ainda de parecer da Procuradoria Jurídica da Universidade, que está avaliando o teor do documento. O relator da resolução é o professor Dinarte Varela (CCTA), com o qual a diretoria da ADUFPB discutiu na semana passada a minuta de resolução.
Segundo o presidente da ADUFPB, Jaldes Reis de Meneses, as condições de acesso à classe de Titular fazem parte da regulamentação da carreira docente, tornada lei no ano passado. Ele explica que a Diretoria Executiva do sindicato já examinou a minuta de resolução e concorda com a proposta central, de que o acesso seja feito através de memorial (um levantamento da vida acadêmica do professor) ou de defesa de tese acadêmica inédita.
“A ADUFPB considera que esses dois critérios de avaliação de desempenho são razoáveis, justos e academicamente corretos, principalmente quando dá ao professor a opção de escolha entre a tese e o memorial. Com algumas correções que se fazem necessárias, a tabela de pontuação também me pareceu factível”, afirma Jaldes Meneses. Segundo ele, na opinião do Sindicato, a UFPB precisa regulamentar as regras de acesso rapidamente, porque existe um número grande de Professores Associados 4 “represados”, impossibilitados de ascenderam ao topo carreira.
A regulamentação de critérios de acesso à classe de Titular é uma das reivindicações da pauta específica da ADUFPB, entregue à Reitoria nas mobilizações do dia 19/03.
Clique aqui para ler a minuta de resolução e a tabela de pontuação proposta.
Fonte: Ascom ADUFPB