O debate on-line entre as três chapas que concorrem à reitoria da Universidade Federal da Paraíba, realizado nesta terça-feira (18/8) pela ADUFPB e o Sintespb, registrou cerca de 2,4 mil visualizações em duas horas e meia de evento, com pico de 561 espectadores simultâneos. Para quem não pôde assistir ao vivo, a gravação já está disponível no Youtube (www.youtube.com/ADUFPB).
A atividade foi considerada um sucesso pelos organizadores. “Acredito que os sindicatos puderam, com essa iniciativa, contribuir para um processo eleitoral democrático e estimular a comunidade universitária a votar de maneira consciente”, avalia o presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, que foi um dos moderadores da atividade.
Ele dividiu a função com a diretora de Gêneros, Raças e Etnias do Sintespb, Lourdes Teixeira. “Sai do debate com a plena convicção de que o objetivo foi atingido”, avalia Lourdes. Segundo ela, o evento conseguiu trazer a comunidade universitária para muito próximo dos candidatos, ao apontar questões do dia-a-dia e problemas que precisam ser enfrentados com urgência na instituição.
A representante do Sintespb destacou também o grande número de visualizações que o evento obteve, comprovando que ele conseguiu promover essa aproximação com a comunidade. “Outro ponto que eu vejo é que os candidatos puderam ser mais assertivos. A partir das perguntas eles tinham que ter um posicionamento, tomar uma posição clara e isso ajuda as pessoas a analisarem as candidaturas. No meu entendimento, esse foi um momento muito positivo para a nossa instituição”, avalia.
Como foi
A atividade teve início às 20h e, após a abertura, os mediadores pediram um minuto de silêncio em homenagem a professores(as), servidores(as) técnico-administrativos e familiares mortos nesses últimos cinco meses de pandemia – parte deles vítimas da covid-19.
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, ocorreu a apresentação das cartas-programa das chapas. No segundo bloco, os candidatos a reitor e a candidata a reitora responderam a quatro perguntas elaboradas pelos sindicatos organizadores. Todos responderam às mesmas questões, que abordaram os seguintes assuntos: ameaça do programa Future-se à democracia e autonomia universitária, retomada do voto paritário na eleição para a reitoria, importância do papel dos sindicatos e respeito à decisão da comunidade universitária no resultado das eleições.
No terceiro bloco, os(as) candidatos(as) foram submetidos a perguntas feitas pela comunidade universitária. Dentre as sugestões enviadas em formato de texto ou vídeo, a ADUFPB e ao Sintespb selecionaram quatro. As perguntas abordaram as seguintes questões: democracia e autonomia universitária, flexibilização do expediente dos técnicos administrativos, nomeações e progressões funcionais na universidade e acolhimento às diversas populações que formam a comunidade universitária.
No quarto e último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais. Todos(as) agradeceram à ADUFPB e ao Sintespb a oportunidade de realização do debate e falaram um pouco mais sobre as propostas que defendem para a universidade.
Sobre a eleição
A eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da UFPB está marcada para o dia 26 deste mês e será realizado de forma virtual, pelo sistema SigEleição da UFPB, das 7h às 22h. A votação ocorrerá em turno único e têm direito a voto os professores, os servidores técnico-administrativos e os estudantes.
Por ordem de inscrição, as chapas concorrentes são as seguintes: “Orgulho de ser UFPB” – Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora); “Inovação com inclusão” – Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice-reitora); e “UFPB em primeiro lugar” – Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora).
Se você perdeu, assista ao debate no Youtube: