A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, será a sede neste fim de semana de um dos maiores eventos do setor da Educação no Brasil. Trata-se da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), que começa sexta-feira (15), segue até o domingo (17) e já conta com a inscrição de mais de 2,5 mil delegados e delegadas de todos os estados do país. Da Paraíba, participam cerca de 200 representantes dos 223 municípios, entre eles, uma delegação da ADUFPB.
O grupo é formado pela professora Ivete Correia e pelos professores Fernando Cunha e Joaquim Feitosa. Além deles, outra integrante da Diretoria da ADUFPB também participa da comitiva que irá a Natal: a professora Rita Porto, que representará a Associação Nacional de Formação de Professores (Anfope).
Segundo o professor Fernando Cunha, secretário-geral da ADUFPB, ao todo, serão cerca de 10 professoras e professores da UFPB no evento. “Além de nós, também estão indo outros representantes da universidade. Não de forma institucional, porque a UFPB não está participando institucionalmente da Conape. Mas professoras e professores ligados aos movimentos de educação, que construíram o Fórum Estadual de Educação Popular na Paraíba e as Conferências Municipais e Estadual da Educação, e que estarão participando da Conferência Nacional Popular da Educação”, explica.
Objetivo do evento
Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Entre os temas que serão discutidos está a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.
Segundo o professor Fernando Cunha, o centro das discussões será a reconstrução da educação no país. “A gente vem assistindo a um processo organizado e constante de destruição dos programas e projetos da educação brasileira. Não é à toa que, além da pandemia, nós tivemos um ‘pandemônio’ que fez de tudo para que a educação brasileira fosse reduzida a quase nada. E estão aí os déficits educacionais que estamos encarando cotidianamente nas diversas redes municipais e estaduais de educação. E também no ensino superior, com os cortes de educação”, avalia o secretário-geral da ADUFPB.
Para ele, a Conape acontece num momento decisivo, quando o país está a menos de 90 dias da próxima eleição presidencial, que irá ditar os rumos do país nos próximos quatro anos. “A conferência irá ajudar a apontar caminhos em direção a reconstruir o país. A palavra é essa mesmo: reconstruir. Todo um esforço para dar conta da gente ter o país de volta. Nesse sentido, nós vamos com um desafio enorme de tentar apresentar um documento que venha a subsidiar, a ajudar o próximo presidente eleito a enfrentar os desafios que existem na educação brasileira”, conclui Fernando Cunha.
ADUFPB participou ativamente da construção do evento
Entidade integrante do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEEPB), a ADUFPB participa do processo de construção e elaboração de políticas para a Conferência Nacional Popular de Educação desde o lançamento do evento, no início de 2021. Além disso, ao longo do período de debates municipais e estadual, o sindicato ofereceu apoio técnico à realização das atividades, com a cessão da plataforma de videoconferência e do canal de YouTube para transmissão dos eventos.
Nos dias 9 e 10 de dezembro do ano passado, por exemplo, o canal da ADUFPB no YouTube transmitiu a II Conferência Estadual Popular de Educação da Paraíba (Conepe), um dos eventos preparatórios para a Conape, debatendo temas como direitos humanos, diversidade, democracia, gestão pública e carreira dos(as) profissionais de educação. As plataformas do sindicato também auxiliaram na realização das cinco conferências regionais no estado.
Confira a programação da CONAPE 2022
15 DE JULHO DE 2022 (SEXTA-FEIRA)
10h – Credenciamento
14h – Caminhada-Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública e atos culturais simultâneos em consonância com o Documento Base da CONAPE.
Concentração Percurso em detalhamento (4 km)
16h – Ato Político-Cultural da CONAPE 2022 – Praça da Árvore
20h – Apresentações Artísticas
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
Exposição Centenário Paulo Freire
16 DE JULHO DE 2022 (SÁBADO)
08h – Atividade Cultural de Acolhimento
08h às 12h – Continuidade do Credenciamento
08h30 às 11h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
11h30 às 12h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional e áreas setoriais. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
13h30 às 14h – Apresentação Cultural
14h às 18h – Plenárias de Eixos – Documento Base da Conape
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
18h30 às 19h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
19h30 às 21h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
22h – APRESENTAÇÃO CULTURAL – SHOW
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
17 DE JULHO DE 2022 (DOMINGO)
08h30h às 11h – Grande Plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final e moções.
12h – Manifesto da II CONAPE
15h – Encerramento Político
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Fonte: Ascom ADUFPB