Os delegados participantes do 63º Conad escolheram Brasília (DF) para sede do próximo Conad, que acontecerá em 2019. O evento será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb – Seção Sindical do ANDES-SN).
A proposta foi apresentada pela delegação da Adunb SSind. O presidente da seção sindical, Luís Antônio Pasquetti, explicou a estrutura da sede, localizada dentro da UnB, que conta com um auditório próprio que comporta 500 pessoas, o que permite a realização do evento na própria instituição. Ressaltou ainda a importância de reunir os docentes na capital federal e na instituição, criada por Darci Ribeiro, e que vem sofrendo com o desmonte promovido pelo governo federal.
Jacques Novion, vice-presidente da Adunb SSind., reafirmou a relevância de levar docentes de diversas partes do país para ocupar o espaço da universidade e também da cidade de Brasília. Ele também ressaltou o processo de ataques à educação superior pública atual, que vem sendo promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em especial contra a UnB e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que sofrem com a intensificação do processo de privatização. Além disso, destacou que a realização do Conad na UnB permitirá que a categoria docente da instituição tenha um maior contato com o Sindicato Nacional, fortalecendo a entidade.
Aprovação das Contas
Os delegados aprovaram também as prestações de contas do exercício de 2017, a previsão orçamentária para 2019 e a prestação de contas do 37º Congresso do ANDES-SN. Durante a votação das contas, alguns docentes apresentaram questionamentos a respeito do repasse irregular das seções sindicais e apresentaram sugestões para redução de despesas com eventos do Sindicato Nacional e também contribuições para melhorar a arrecadação das seções sindicais e do ANDES-SN.
Nova Seção Sindical
Também foi aprovada, ad referendum do 38º Congresso, a constituição da Associação dos Professores e Professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sindoif – Seção Sindical do ANDES-SN).
Fonte: ANDES-SN