No último dia 10 de novembro, o processo seletivo para preenchimento de vagas para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com lotação no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, foi marcado por desorganização e irregularidades.

De acordo com denúncias dos candidatos, houve atraso de mais de uma hora para a chegada das provas e uma candidata não pode fazer a prova para a área de Enfermagem porque o número do CPF estava inscrito para concurso em Brasília. Há acusações ainda de que alguns participantes do certame para nível Superior teriam postado fotos e comentado a desorganização da seleção no aplicativo WhatsApp de um grupo.

O 1º vice-presidente da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, Antônio Gonçalves Filho, conta que a Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), Seção Sindical do ANDES-SN, tem recebido várias denúncias de irregularidades ocorridas durante o concurso. “Há informações de que turmas inteiras não receberam a prova, candidatos que esperaram por mais de uma hora para recebê-la, candidatos que tinham três provas com seu nome e outros sem nenhuma e ainda de pessoas que utilizaram o celular”, exemplifica. O diretor do ANDES-SN acrescenta que a Apruma está reunindo todas as informações acerca das irregularidades para fazer uma denúncia no Ministério Público, na qual pedirá a anulação do concurso, “em defesa da universidade”.

De acordo com a Apruma, os candidatos para o cargo de técnico em Química registraram queixa na delegacia por receberem prova para técnico de Contabilidade. A Ebserh reconheceu a irregularidade e marcou provas para os dois cargos no próximo domingo, dia 17 (confira) “A prova referente aos dois cargos [técnico em Química e técnico em Contabilidade] estão disponíveis no site. Eles terão que elaborar outra prova até domingo [17]”, diz Antônio.

Na quarta-feira (13) foi realizada uma reunião com a Assessoria Jurídica da Apruma sobre a seleção da Ebserh e, nesta quinta-feira (14), as irregularidades no processo seletivo é um dos pontos de pauta da assembleia, que reunirá os docentes da UFMA.

* Com informações da Apruma

Fonte: ANDES-SN