Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a ADUFPB volta a reafirmar a importância da união e da articulação sindical como principal estratégia da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Embora o momento seja de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o sindicato dos(as) professores(as) da UFPB mantém seu caráter combativo e continua buscando informar e mobilizar a categoria.
“Desde o dia 18 de março, quando as atividades presenciais foram interrompidas na UFPB, a Diretoria Executiva do sindicato vem utilizando das diversas ferramentas eletrônicas para manter o trabalho de acompanhamento, denúncia e cobrança das questões que envolvem os docentes”, explica o professor Fernando Cunha, presidente da ADUFPB.
Além disso, a entidade manteve uma intensa agenda de atividades de formação e mobilização, todas realizadas por meio de videoconferências e transmitidas ao vivo, no YouTube, com espaço aberto a comentários, análises e sugestões do público participante. Ao longo das últimas semanas, foram realizadas três edições do projeto Realidade Brasileira e Universidade e uma plenária aberta para ouvir a opinião dos docentes sobre a possibilidade de aulas online no período de quarentena.
Da mesma forma, também estão acontecendo as reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes, todas por meio de videoconferência. A partir das discussões levantadas nesses encontros virtuais, os diretores do sindicato vêm deliberando ações e estratégias de mobilização.
Toda essa série de atividades está recebendo forte apoio dos docentes da UFPB. As transmissões ao vivo chegaram a registrar até 350 pessoas acompanhando simultaneamente, mas o número de visualizações totais de cada atividade passa dos mil. “Os professores e as professoras vêm dando uma resposta muito importante a essas iniciativas, participando dos debates e apresentando valiosas sugestões”, avalia Fernando Cunha.
Em consequência, aumentou o número de docentes não sindicalizados que buscam a filiação. “Quase diariamente estamos recebendo mensagens de professores e professoras interessadas em se filiar”, acrescenta o presidente da ADUFPB. Assim como o restante das atividades, o processo de filiação está sendo feito inteiramente pela internet. Os interessados devem acessar o site da ADUFPB (www.adufpb.org.br), clicar no menu “Institucional”, no alto da página, e acessar a seção “Sindicalize-se”. Lá o docente vai encontrar o passo a passo para fazer a filiação.
“Neste 1º de maio, aproveitamos para reforçar a importância do sindicato na garantia dos direitos dos trabalhadores. A ADUFPB, como representação dos docentes, ganha força justamente pela participação ativa de seus filiados. Quem tem sindicato nunca está só!”, concluiu Fernando Cunha.
Fonte: Ascom ADUFPB