Membros da Diretoria Executiva da ADUFPB se juntaram às dezenas de servidores públicos de todo o país que estão fazendo pressão diariamente para os deputados votarem contra a proposta de reforma administrativa, em Brasília. A comitiva, formada pela professora Francileide Rodrigues (Franci) e os professores Edson Franco e Cristiano Bonneau, viajou ontem e já participou, hoje pela manhã, de um manifesto no Aeroporto Internacional de Brasília. Logo mais, os servidores públicos de todo o país farão atos e mobilizações no Congresso. As atividades serão transmitidas pelo Instagram da ADUFPB.
Para manter a categoria informada sobre o andamento das atividades, o grupo da ADUFPB fará lives a partir de hoje, amanhã (6/10) e quinta-feira, sempre às 11h, diretamente do local onde os atos estarão sendo realizados naquele dia. Em outros momentos do dia, também podem ser realizadas transmissões ao vivo com a participação de parlamentares.
Os protestos que vêm sendo realizados em Brasília estão sendo organizados por entidades como o Andes – Sindicato Nacional, o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas), o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), além de outras entidades representativas dos servidores públicos.
Graças a essa ação, que toma os corredores da Câmara, a votação na Comissão Especial que discute o projeto chegou a ser adiada três semanas atrás. O texto terminou sendo aprovado no dia 23, mas só depois de uma manobra do governo para evitar a derrota. Agora a PEC segue para o plenário e a expectativa é de que não consiga os 308 votos necessários para aprovação.