A ADUC-Cajazeiras, o SSind-Andes e a UFCG – Campus de Cajazeiras receberam a diretoria da ADUFPB, na tarde do dia 3 de abril, para uma roda de conversa sobre carreira com enfoque nas progressões funcionais, nas dependências do Centro de Formação de Professores da UFCG-Cajazeiras.
O presidente da ADUFPB, professor Edson Franco de Moraes, e o secretário geral, professor Cristiano Bonneau, puderam expor o histórico e a conjuntura das lutas que envolvem o processo e as concepções da atual carreira docente em vigor no magistério superior e EBTT nas IFES.
A concepção de trabalho docente, os impactos orçamentários do arcabouço fiscal e a mobilização da categoria foram tratados como pano de fundo para o entendimento da tabela salarial que vige desde janeiro de 2025 e que será implementada de forma definitiva a partir de maio, bem como as demandas ainda em curso na categoria, destacando o reenquadramento/reposicionamento dos(as) docentes aposentados(as) na carreira.
A convite da professora Sofia Dionizio Santos, presidenta da ADUC-Cajazeiras – SSind, a roda de conversa contou ainda com a presença do professor José Ferreira Lima Junior, representante da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFCG, trazendo os aspectos técnicos e jurídicos dos processos de progressão em curso na instituição, além de um amplo público de docentes lotados(as) no Campus de Cajazeiras.
A mesa ainda contou com o professor Claudio Nogueira, da ADUFCG-Patos. Eventos dessa natureza são fundamentais para estreitar os laços de cooperação entre as seções sindicais do ANDES e compartilhar as experiências sobre temas fundamentais que são de interesse da categoria docente, com o intuito de ampliar, qualificar e fortalecer o movimento docente em todos os seus âmbitos.