Docentes e estudantes prestigiaram, na última terça-feira (25), a aula pública promovida pela ADUFPB, em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos da UFPB e a Diretoria do CCHLA, sobre o tema “História e memória da ditadura militar na UFPB”. O evento foi realizado na Praça da Alegria, no campus I, e contou com a participação dos professores Paulo Giovani Antonino Nunes (Departamento de História/UFPB), Monique Guimarães Cittadino (Departamento de História/UFPB) e Rodrigo Freire de Carvalho e Silva (Departamento de Ciências Sociais/Diretor do CCHLA/UFPB), além do gerente executivo de Direitos Sexuais e LGBT da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Fernando Costa.
Antes do debate, os presentes puderam assistir ao documentário “Kohbac – A maldição da câmera vermelha”, do prof. Dr. Lúcio Vilar. O filme aborda uma passagem da vida do cineasta e professor da UFPB Linduarte Noronha, que, logo após o golpe de 64, foi colocado sob suspeita de ser um agente comunista porque havia trazido do Rio de Janeiro, pouco tempo antes, uma câmera 35 mm de fabricação soviética.
A atividade integra o projeto “Ocupa a Praça” e está sendo realizada dentro da programação de ações e manifestações organizada por partidos, frentes políticas, sindicatos e movimentos sociais da Paraíba sobre o tema “Ditadura Nunca Mais!”. “Esse grupo de entidades tem envidado esforços no sentido de promover atividades diversas que denunciam e mantêm viva a memória dos horrores do período ditatorial no Brasil, um período que, por suas repercussões funestas para a vida política, econômica, social e cultural do nosso país, não pode ser esquecido”, explica a professora Sandra Luna, diretora de Comunicação da ADUFPB.
Segundo ela, na aula pública desta terça-feira, o tema “Ditadura Nunca Mais!” se aprofunda para focalizar os anos da ditadura na UFPB. “Na mesa, docentes pesquisadores do tema e membros da Comissão Municipal da Verdade farão uma exposição sobre a ditadura e os efeitos da intervenção militar em nossa universidade, abordando conteúdos que instigam reflexões e debates”.
Confira algumas das imagens do evento: