O lançamento da edição impressa da Revista Conceitos – Dossiê Mulheres em Resistência, editada pela ADUFPB, teve falas emocionadas, música e coquetel. Realizado no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, o evento aconteceu no final da tarde dessa quarta-feira (17), na presença de quase todas as autoras do documento. Para dar ritmo e melodia ao encontro, os convidados contaram com a participação artística da cantora e compositora Cida Alves, um dos grandes nomes contemporâneos da cena musical pessoense.
Na primeira parte do evento, a mesa foi formada por representantes da diretoria da ADUFPB, tendo o seu presidente, Cristiano Bonneau, e a sua vice-presidenta, Lenilma Meneses, à frente, ladeados pelas diretoras de Comunicação e de Assuntos de Aposentadoria da entidade, as professoras Sandra Luna e Rita Porto – organizadoras da publicação –, e pelo seu secretário-geral, Fernando Cunha. “É muito importante realizar o lançamento físico desta edição, que já havia sido apresentada virtualmente, e retomar esse espaço. A mulher tem lugar e deve ser valorizada, principalmente em um ‘desgoverno’ que só tenta nos diminuir”, disse Lenilma Meneses.
Logo depois, essa mesa se desfez e as organizadoras chamaram as autoras presentes, que falaram sobre os artigos que produziram para a edição especial da Revista Conceitos. Cada uma das docentes é dona de um currículo que representa, com excelência, o ativismo das Mulheres em Resistência, seja por trabalharem diretamente com temáticas feministas, seja por serem escritoras, pesquisadoras e militantes que atuam nas variadas esferas da vida acadêmica e da práxis política, sob perspectivas que contemplam as questões de gênero.
Diversidade – Iranice Gonçalves Muniz, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Anita Leocádia Pereira dos Santos, Juliana de Luna Freire, Leyla Thays de Brito Silva, Maria Ivete Martins Correia, Marísia Oliveira da Silva e Maria de Fátima Ferreira Rodrigues são os nomes das professoras que se uniram em torno desse projeto. Entre os assuntos dos artigos, a revista discorre sobre maternidade, racismo, literatura produzida por mulheres latinas, personalidades femininas históricas, inserção de mulheres na academia, transversalidade de gênero na educação superior e impactos da covid sobre docentes aposentadas.
Para a professora Leyla Thays, cujo artigo redimensionou a maternidade e os direitos reprodutivos a partir do orixá Oxum, foi uma honra participar dessa edição histórica e ocupar o espaço da universidade de forma física. “Historicamente, o racismo estrutural tem negado, à mulher negra, o direito à maternagem. Como Oxum é um orixá que dá a vida, mas que também a nega, quando preterida, eu usei o seu mito como um dispositivo para refletir sobre essa realidade”, disse.
“Todos os textos da Conceito trazem perspectivas distintas do esforço para encontrar o nosso espaço, pois quando nós, mulheres, começamos a escrever, já havia toda uma produção literária feita por homens”, ressaltou a professora Sandra Luna para o público presente – que contou com as presenças de docentes, estudantes e autoridades políticas, como a deputada estadual Cida Ramos e a presidenta do PSB Paraíba, Sandra Marrocos.
O lançamento teve ainda a presença da professora Pilar Roca, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB, artista que assina a capa da publicação. A diagramação da revista foi produzida pela Assessoria de Comunicação da ADUFPB. Durante o evento, ocorreu também um Ato de Adesão ao Comitê Mulheres em Resistência.
Fonte: Ascom ADUFPB