O professor Didier Guigue, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (CCHLA), anuncia a publicação do seu livro “Esthétique de la Sonorité” pela editora acadêmica francesa L’Harmattan, na coleção Musique-Philosophie.
De acordo com o autor, o livro constitui a suma e síntese de uma década de trabalhos realizados com o Grupo de Pesquisa Mus3 que fundou e coordena na UFPB, tendo contado com a colaboração de gerações de estudantes de graduação, na modalidade PIBIC, e de alguns estudantes de Mestrado. Parte de um dos capítulos deste livro já tinha sido publicado em 2007 na Inglaterra, pela Editora Ashgate.
Ensaio no campo da musicologia sistemática, o livro, cujo título completo pode se traduzir por “Estética da Sonoridade – A herança debussysta na música para piano do Século XX”, parte do consenso de que, no decorrer do século XX, o “som” se tornou uma questão central na música. Segundo Makis Solomos, autor do prefácio, o autor propõe sobre o tema, novas e importantes balizas.
Por meio da abordagem holística de uma seleção de grandes obras para piano, sustentada por uma metodologia original, ele consegue reunir compositores tão diferentes quanto Debussy, Messiaen, Boulez, Stockhausen, Berio, Crumb e Lachenmann, dentro de uma estética comum, uma estética da “sonoridade”. A próxima etapa deste projeto consiste em tentar encontrar subsídios para publicação no Brasil, em português.
O livro pode ser adquirido diretamente através do site da editora L’Harmattan, através do link: http://www.harmattan.fr/index.asp?navig=catalogue&obj=livre&no=29398
Informações complementares em português no site do Laboratório e Grupo de Pesquisa Mus3: http://www.cchla.ufpb.br/mus3