As propostas das duas chapas que concorrem à eleição da nova Diretoria Executiva da ADUFPB foram apresentadas ao corpo docente da UFPB, na noite dessa quinta-feira (26), na sede do sindicato, localizada no Centro de Vivência, campus I. Sem público presencial, mas com transmissão simultânea pelo YouTube, o debate entre as candidaturas está disponível no canal da entidade, para quem não pôde acompanhar ao vivo ou quem quiser rever algum ponto.
Com mediação do presidente da Comissão Eleitoral, professor Marcelo Sitcovsky, o debate seguiu o modelo dos que foram realizados em anos anteriores, com quatro blocos. No primeiro, cada grupo teve dez minutos para apresentar os seus posicionamentos e a sua concepção de luta sindical. A primeira foi a chapa “A ADUFPB é para Lutar – Antes que a chama apague”, encabeçada por Nívia Cristiane Pereira da Silva e Daniel de Campos Antiquera. Logo depois, foi a vez da chapa “Universidade, democracia e luta”, com Cristiano Bonneau e Lenilma Bento de Araújo Meneses como candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente.
Em seguida, todos responderam às perguntas enviadas previamente por professores e professoras – e sorteadas na presença dos representantes de chapa, antes do início do debate. Greve, política cultural e golpe de 2016 estiveram entre os temas abordados. No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros, com direito a réplica e tréplica. Autonomia sindical, com questões de fundo administrativo e político; previsão orçamentária; intervenção na UFPB; questões jurídicas do sindicato; atuação do sindicato na pandemia; e tentativa de expulsão, por parte da reitoria, das entidades locadas na UFPB, foram as questões feitas de uma chapa a outra.
Por fim, no quarto e último bloco, cada grupo fez as suas considerações finais e agradeceu a oportunidade de apresentar os seus pontos de vista. “Foi uma noite positiva, em que pudemos conhecer melhor cada candidatura, por meio do debate de ideias e propostas. Esperamos que todos os docentes participem da eleição da nova diretoria”, avaliou Sitcovsky.
Eleição – A votação para escolher a nova Diretoria Executiva da ADUFPB está marcada para 1º de junho, nos quatro campi da UFPB. Na segunda-feira passada (23), a entidade publicou, no seu site (www.adufpb.org.br), e divulgou, por e-mail e por Whatsapp, um boletim especial sobre as eleições com as cartas-programa das duas chapas concorrentes. O texto é de responsabilidade dos candidatos e foi diagramado pela Assessoria de Imprensa da ADUFPB.
Link para o debate: https://www.youtube.com/watch?v=zzK90Ho8BDU