A chapa 1 – Unidade e Luta está na frente na disputa das eleições para a nova Diretoria Executiva da ADUFPB. A votação aconteceu nesta terça-feira, 27/11, das 8h às 21h, nos quatro campi da UFPB. Dos 906 votos já contabilizados, 519 (57,28%) foram destinados à chapa 1 e 350 (38,63%) à chapa 2 – Cordel – De Luta e pela Base. Foram registrados, ainda, sete votos em branco e 30 nulos.
Encabeçam os dois grupos, como candidatos ao cargo de presidente(a), o professor Cristiano Bonneau, do CCAE/campus IV (pela chapa 1) e a professora Ana Lia Almeida, do CCJ/campus I (pela chapa 2). A data para contagem dos votos do Conselho de Representantes ainda será divulgada pela Comissão Eleitoral.
Apenas uma das 18 urnas distribuídas nos quatro campi da UFPB nesta terça-feira (28/11) não pôde, até o momento, ser apurada. Trata-se da urna disponibilizada na sede administrativa da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, destinada aos professores lotados na reitoria e ao voto em trânsito (quando docentes do interior encontram-se na capital no dia da votação).
O presidente da Comissão Eleitoral, professor Alexandre Nader, explica que isso ocorreu devido à ausência da listagem dos campi de interior para conferência desses votos em trânsito. A apuração da última urna será realizada nesta quarta-feira (29), a partir das 14h. Para garantir a segurança do processo, a sala onde ocorreu a contagem dos votos foi trancada e só será reaberta no momento da retomada do processo de apuração.
Mais de 2,3 mil professores estavam aptos a ir às urnas nesta terça-feira para escolher a nova Diretoria Executiva e o Conselho de Representantes da ADUFPB. O processo de votação se encerrou às 21h e a apuração começou por volta das 22h30, na sede da seção sindical. Um telão foi disponibilizado no Centro de Vivência para que os professores presentes pudessem acompanhar o processo.
Na sala de apuração, ficaram três representantes da Comissão Eleitoral, seis escrutinadores (responsáveis pela contagem) distribuídos em duplas, três representantes da chapa 1 e três da chapa 2, além de um representante da assessoria jurídica da ADUFPB convocado pela Comissão Eleitoral e dois assessores de imprensa. A suspensão do processo de contagem ocorreu por volta da meia noite.
Fonte: Ascom ADUFPB