A votação para escolha da nova diretoria do Andes – Sindicato Nacional para o biênio 2020/2022 ocorrerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, das 9h às 21h, de forma telepresencial. A ADUFPB, sétima maior seção sindical no país e segunda maior do Nordeste, tem cerca de 2,2 mil docentes aptos a votar (com base em números da eleição de 2018). Uma empresa foi contratada, por meio da Comissão Eleitoral Central, para gerenciar esse processo de forma técnica e segura. Para votar, os docentes terão que acessar um hot site (tipo de página eletrônica), informar o CPF e apresentar documento de identificação.
O processo eleitoral do Andes-SN, que estava previsto inicialmente para os meses de março e abril deste ano, estava suspenso devido à pandemia de covid-19. Mas sua retomada foi deliberada pelas seções sindicais durante o 9º Conad Extraordinário, que aconteceu de forma virtual de 28 a 30 de setembro. O Regimento Eleitoral foi atualizado, para adequar-se à nova realidade, passando a detalhar um modelo de votação telepresencial.
Para gerenciar esse processo, a Comissão Eleitoral contratou uma empresa chamada Pandora, sediada em Brasília, e, até o dia 23 de outubro, vai divulgar entre para os associados o hot site das eleições com todas as informações relativas ao processo eleitoral virtual telepresencial. Será disponibilizado, ainda, um tutorial para orientar os docentes nos dias de votação.
Conforme informações do Regimento Eleitoral, para votar, o(a) sindicalizado(a) deve acessar o hot site e digitar o CPF no local solicitado. A pessoa será, então, direcionada a uma mesa virtual telepresencial de identificação da sua seção sindical, onde irá apresentar documentação com foto por meio de imagem da câmera da sua máquina.
O(a) presidente da mesa irá confirmar os dados do cadastro fornecido pela seção sindical e o(a) secretário(a) irá validar o voto, encaminhando um link de votação para o email ou por mensagem de texto para o celular cadastrado, sob a fiscalização do(a)s fiscais das chapas, se forem indicado(a)s. O(a) eleitor(a) vai, então, acessar a cédula eleitoral online, clicando no link para votar, e terá 10 minutos para confirmar seu voto. Caso não consiga, poderá acessar novamente o sistema e receber novo link, porque seu CPF só será bloqueado depois que o(a) eleitor(a) finalizar a votação e receber o comprovante.
Ao final, o(a) eleitor(a) receberá um comprovante de que votou, no qual não constará a quem o voto foi concedido, respeitando o sigilo do voto. Cada eleitor(a) só poderá votar uma única vez, pois será identificado(a) pelo CPF, que estará interligado com o e-mail e número de celular fornecidos, os quais serão bloqueados após a votação.
A computação dos votos será feita pela Comissão Eleitoral Central, começando às 22h (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, estendendo-se, sem interrupção, até a proclamação do resultado final, que será promulgado no dia 10 de novembro.
Clique aqui para ler o Regimento Eleitoral e ver mais detalhes
Chapas concorrentes
Duas chapas concorrem à diretoria do Andes-SN. A Chapa 1 – Unidade para Lutar: em defesa da educação tem como candidata a presidenta a professora Rivânia Lucia Moura de Assis (UERN). A Chapa 2 – Renova ANDES tem como candidata a professora Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA).
Clique para ser direcionado ao material das duas chapas
Clique para ser direcionado para a página de documentos da eleição do Andes
Fonte: Ascom ADUFPB