Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFPB podem decidir nesta quarta-feira (13) o nome da pessoa que vai administrar a instituição pelos próximos quatro anos. O primeiro turno da consulta eleitoral para elaboração da lista tríplice de escolha do(a) reitor(a) será realizado nos quatro campi da instituição das 8h às 17h, nos centros e unidades que funcionam de manhã e à tarde, e das 8h às 21h, nos locais onde o funcionamento se estende até a noite.
Serão disponibilizadas 79 seções eleitorais distribuídas pelos quatro campi da UFPB: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte. Lembrando que o campus I, na capital, inclui, além das unidades de ensino localizadas na Cidade Universitária, também o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), em Mangabeira, e o Centro de Ciências Jurídicas de Santa Rita. Clique aqui para consultar os locais de votação.
Para votar, o eleitor deve apresentar algum documento com foto, como carteira de identidade, habilitação ou carteira da ADUFPB. Este ano, a votação será feita por meio de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral da Paraíba. O eleitor deverá digitar apenas o número da chapa escolhida (1, 2, 3 ou 4) e depois a tecla “Confirmar”. Caso digite qualquer outro número e aperte “Confirmar”, o voto será anulado.
Candidatos
Quatro chapas concorrem na eleição da UFPB. A chapa 1 – “Vamos Mudar: Diálogo e Compromisso” tem como candidato a reitor o professor Luiz de Sousa Junior e a vice, a professora Terezinha Domiciano Dantas Martins. Clique aqui para ler a Carta Programa.
A atual reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, concorre pela chapa 2 – “UFPB Mais, Muito Mais”, ao lado da professora Bernardina Freire. Clique aqui para ler a Carta Programa.
Já pela chapa 3 – “UFPB Viva!”, concorre a reitor o professor José Francisco de Melo Neto (Zé Neto) e a vice-reitor, o professor Ivonaldo Neres Leite. Clique aqui para ler a Carta Programa.
Por fim, pela chapa 4 – “Orgulho de Ser UFPB” estão concorrendo o professor Valdiney Gouveia, como candidato a reitor, e a professora Viviany Pessoa, candidato a vice-reitora. Clique aqui para ler a Carta Programa.
Caso nenhum dos candidatos alcance o total de 50% dos votos mais um, a consulta eleitoral será levada para segundo turno, com votação no dia 27 de abril. Participam, neste caso, apenas os dois candidatos mais votados.
No último processo eleitoral, realizado em 2012, quase 50 mil pessoas, entre professores, servidores e estudantes, estavam aptos a votar, porém apenas 33% compareceram às urnas no primeiro turno e 11% no segundo turno.
AGENDE-SE
Eleição para reitor(a)
– Data: 13/4, quarta-feira
– Horário: 8h às 17h (nos centros e unidades que funcionam manhã e tarde) e 8h às 21h (nos centros e unidades que funcionam à noite)
– Locais de votação: No total, foram disponibilizadas 79 seções eleitorais distribuídas nos quatro campi da UFPB. Consulte os locais no endereço http://security.ufpb.br/cee/contents/documentos/locais-de-votacao-consolidado.pdf
– O que levar para a votação: Documento com foto – identidade, carteira de habilitação, carteira de associado da ADUFPB, carteira de associado do SINTESPB, carteira de estudante, carteira de identidade profissional ou passaporte.
– Como será a votação eletrônica: A votação este ano acontece por meio de urnas eletrônicas, pelo número da respectiva chapa escolhida. Deverá ser acionado apenas um dígito (1 ou 2 ou 3 ou 4). Se o votante clicar dois dígitos ou qualquer outro número e confirmar em seguida, o voto será considerado nulo. Ao pressionar a tecla numérica correspondente a uma das quatro chapas inscritas, aparecerá a foto e o nome do candidato(a) a reitor(a). Para concluir o voto será necessário apresentar a tecla confirmar.
– Segundo turno: Caso nenhum dos candidatos alcance o total de 50% dos votos mais um, a consulta eleitoral será levada para segundo turno, com votação no dia 27 de abril. Participam, neste caso, apenas os dois candidatos mais votados.
Fonte: Ascom ADUFPB