A comunidade universitária volta às urnas na próxima quarta-feira (27/4) para definir o nome do(a) próximo(a) reitor(a) da UFPB. No total, 40.368 pessoas estão aptas a votar, sendo 2.575 docentes, 3.508 funcionários técnico-administrativos e 34.285 alunos. O comparecimento às urnas é de fundamental importância para definir os rumos da Universidade pelos próximos quatro anos.
A chapa 1 “Vamos Mudar: Diálogo e Compromisso” tem como candidato a reitor o professor Luiz de Sousa Junior e a vice, a professora Terezinha Domiciano Dantas Martins. Clique aqui para ler a Carta Programa.
A atual reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, concorre pela chapa 2 – “UFPB Mais, Muito Mais”, ao lado da professora Bernardina Freire. Clique aqui para ler a Carta Programa.
O segundo turno da consulta eleitoral para elaboração da lista tríplice de escolha do(a) reitor(a) será realizado nos quatro campi da instituição das 8h às 17h, nos centros e unidades que funcionam de manhã e à tarde, e das 8h às 21h, nos locais onde o funcionamento se estende até a noite.
Serão disponibilizadas 79 seções eleitorais, sendo 55 no campus I, em João Pessoa, quatro no campus II (Areia), quatro em Bananeiras (campus III), sete no campus IV (três em Mamanguape e quatro em Rio Tinto), três no Centro de Ciências Jurídicas de Santa Rita e seis no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), em Mangabeira. Clique aqui para consultar os locais de votação.
Para votar, o eleitor deve apresentar algum documento com foto, como carteira de identidade, habilitação ou carteira da ADUFPB. Este ano, a votação será feita por meio de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral da Paraíba. O eleitor deverá digitar apenas o número da chapa escolhida (1, 2, 3 ou 4) e depois a tecla “Confirmar”. Caso digite qualquer outro número e aperte “Confirmar”, o voto será anulado.
Primeiro turno
O primeiro turno da eleição para reitor(a) aconteceu no dia 13 de abril. A chapa 2, encabeçada pela professora Margareth Diniz, ficou com 46,71% dos votos e a chapa 1, do professor Luiz Junior, teve 31,09%. Em terceiro lugar ficou o professor Zé Neto, com 13,76% dos votos e, em quarto, o professor Valdiney Gouveia, com 8,44%.
Embora o processo eleitoral para reitor(a) seja decisivo para definir as políticas e ações da UFPB para os próximos anos, as urnas não atraíram a totalidade do público apto a votar. Entre os docentes, as abstenções chegaram ao percentual de 19,4% dos votantes. Entre os técnico-administrativos, esse índice ficou em 21,2% e, entre os estudantes, em 67,9%.
Para mais detalhes sobre a votação, basta consultar o relatório da apuração das urnas no link http://security.ufpb.br/cee/contents/documentos/eleicoes_ufpb.pdf/
AGENDE-SE
Eleição para reitor(a)
Data: 27/4, quarta-feira
Horário: 8h às 17h (nos centros e unidades que funcionam manhã e tarde) e 8h às 21h (nos centros e unidades que funcionam à noite)
Locais de votação: No total, foram disponibilizadas 79 seções eleitorais distribuídas nos quatro campi da UFPB. Consulte os locais no endereço http://security.ufpb.br/cee/contents/documentos/locais-de-votacao-consolidado.pdf
O que levar para a votação: Documento com foto – identidade, carteira de habilitação, carteira de associado da ADUFPB, carteira de associado do SINTESPB, carteira de estudante, carteira de identidade profissional ou passaporte.
Como será feita a votação eletrônica: A votação este ano acontece por meio de urnas eletrônicas, pelo número da respectiva chapa escolhida. Deverá ser acionado apenas um dígito (1 ou 2). Se o votante clicar dois dígitos ou qualquer outro número e confirmar em seguida, o voto será considerado nulo. Ao pressionar a tecla numérica correspondente a uma das quatro chapas inscritas, aparecerá a foto e o nome do candidato(a) a reitor(a). Para concluir o voto será necessário apresentar a tecla confirmar.
Fonte: Ascom ADUFPB