A Comissão Eleitoral Local (CEL) destinada à organização das eleições do Andes – Sindicato Nacional na ADUFPB reuniu-se na tarde de quinta-feira (4) com os mesários que vão atuar nos dias de votação. “Tivemos uma boa participação, quase três quintos dos inscritos estiveram na reunião, e nós pudemos tirar dúvidas, falar sobre os procedimentos a serem tomados nos dia do pleito e sobre as especificidades desta votação”, explicou o presidente da CEL, professor Carlos Anísio.
Ele explicou que um dos diferenciais do pleito é a obrigatoriedade da presença de três mesários em cada urna, sob pena de anulação de votos na ausência de alguma das assinaturas. Também foram abordadas questões como horários de votação, procedimentos e sistemática de instalação e abertura das urnas, voto em trânsito, voto em separado
A eleição para escolha da diretoria do Andes referente ao biênio 2023/2025 ocorrerá na próxima semana, nos dias 10 e 11 de maio. Em todo o Brasil, mais de 65,3 mil docentes, distribuídos em 92 entidades espalhadas pelas cinco regiões do país, estão aptos a votar. Só na ADUFPB, cerca de 2 mil professores e professoras poderão ir às urnas escolher uma das três chapas concorrentes.
Segundo o professor Carlos Anísio, 13 urnas estarão à disposição dos docentes da UFPB nos quatro campi da universidade. Por turno, irão trabalhar 39 mesários. “Uma coisa que deixa a gente alegre é a grande participação dos professores e dos técnicos administrativos na convocação que fizemos para inscrição de mesários”, avalia o presidente da CEL.
Além do professor Carlos Anísio (representando a Diretoria), a Comissão Eleitoral Local da ADUFPB é formada por Cristiano Bonneau (suplente da Diretoria), pelos representantes da chapa 1, Daniel Campos Antiquera (titular) e Eliane Maria de Menezes Maciel (suplente), representantes da chapa 2, Alexandre Macedo Pereira (titular) e Rhoberta Santana Araújo (suplente), e representantes da chapa 3, Jaldes Reis de Meneses (titular e Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa (suplente).