A Chapa 3 – “RENOVA ANDES”, uma das candidatas à escolha da nova diretoria do Andes – Sindicato Nacional, foi a que teve a melhor votação entre os docentes na Universidade Federal da Paraíba, com 420 votos, ou 76% do total. O resultado geral da eleição, no entanto, só será divulgado na terça-feira (16), e a proclamação final dos resultados acontecerá depois de encerrados todos os prazos de recursos.
As chapas 1 – “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” e 2 – “ANDES-SN Classista e de Luta”, por sua vez, foram a escolha de 103 (19%) e 17 (3%) dos eleitores, respectivamente. Do total dos 561 votos computados, houve ainda cinco votos em branco (1%) e 6 votos nulos (1%).
A Comissão Eleitoral Local (CEL) de cada região tem até as 16h deste sábado (13) para enviar, por e-mail, o resultado da apuração para a Comissão Eleitoral Central (CEC). Esta, por sua vez, começa a computar esses votos a partir das 15h do domingo (14), sem interrupção, até o final. Foram dois dias de votação, em 95 entidades espalhadas pelas cinco regiões do país. Na UFPB, a CEL formada pela ADUFPB instalou 17 urnas nos quatro campi, com 62 mesários trabalhando nos dois dias da eleição.
A apuração dos votos aconteceu a partir das 16h desta sexta-feira (12), na sede da ADUFPB, pelo canal da entidade no YouTube. Muitos professores acompanharam a contagem pelo aparelho televisivo instalado na sala principal do sindicato, que retransmitiu o canal.