Sol forte, tráfego intenso, palavras de ordem e batucada. Nesse cenário, montado em frente ao Liceu Paraibano, Centro de João Pessoa, trabalhadores e estudantes bradaram por eleições livres e contra o Governo Bolsonaro, durante o Ato pela Democracia de 11 de agosto. Por volta das 16h, o grupo saiu em direção à Assembleia Legislativa do Estado, onde se encerrou, pouco depois das 18h.
A manifestação contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, grupos ligados a movimentos sindicais e sociais, com cartazes e faixas em defesa da democracia. A ADUFPB, que foi uma das entidades responsáveis pela organização do protesto, fez transmissões ao vivo do ato pelo seu Instagram (@adufpboficial). Além da ADUFPB, vários outros sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis também integraram a organização do ato. Outro grande protesto já está marcado para o dia 10 de setembro.
O movimento dessa quinta aconteceu em todas as principais cidades do país, capitaneado por duas cartas defendendo o Estado democrático de Direito. Em João Pessoa, ainda no Liceu Paraibano, uma estudante secundarista fez a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros pela democracia”, divulgada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Com mais de um milhão de assinaturas (atingidas ontem), o documento foi lançado depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, em 26 de julho passado.
Fonte: Ascom ADUFPB