A escola é o caminho para a construção da cidadania – e ela está sendo sistematicamente precarizada. O alerta é da professora Josineide Bezerra, do Departamento de Ciências Básicas e Sociais da UFPB, em relação à “reforma” planejada pelo governo federal para educação básica. A análise preenche o jornal Em Tempo desta semana, que acaba de ser lançado pela ADUFPB.
Segundo a professora, a legitimidade dessa reforma, que foi instituída sem debate público e sob forte influência de organismos internacionais, está comprometida. “Produz-se um cenário em que a autossuficiência econômica, com apelo ao ‘empreendedorismo’, é forjada como o melhor futuro possível”, diz, em seu artigo.
O jornal pode ser acessado no site da ADUFPB (www.adufpb.org.br) ou solicitado, em formato PDF, pelo Whatsapp da assessoria de comunicação (99645-7000). A edição também é enviada por e-mail para todos(as) os(as) docentes cadastrados(as) na nossa lista de distribuição. O objetivo da ADUFPB é contribuir para o debate e as ações de resistência e mobilização nas universidades e no país.
Clique aqui para fazer o download do Em Tempo.
Fonte: Ascom ADUFPB