Apenas 20% dos alunos que ingressam no Ensino Superior no Brasil chegam a concluir os estudos. No Ensino Médio, o percentual é de 55% e, no Fundamental, de 75%. A informação é da professora Bartira Silveira Grandi, vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).
Ela participou nesta terça-feira (16) de uma mesa-redonda sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que marcou o lançamento da Campanha “10% do PIB para a Educação, Já!” na Paraíba. “Um quarto das crianças que ingressam no Ensino Fundamental não concluem. É um percentual muito alto”, declarou, lembrando a necessidade de aumento imediato do financiamento para a Educação.
Na próxima sexta-feira, dia 19, o Comitê Estadual da Campanha 10% do PIB para a Educação, formado por 20 entidades, realizará dois atos públicos na Paraíba: um na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, às 9h, e outro na Praça da Bandeira, em Campina Grande, às 15h.
O evento desta terça-feira foi aberto pela vice-presidente da ADUFPB, Terezinha Diniz. Entre os participantes estava também a professora de Ensino Fundamental Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, que ficou conhecida nacionalmente após um discurso dela na Assembleia Legislativa do RN ter ido parar no site de compartilhamento de vídeos Youtube.
Além dela e da representante do Andes, Bartira Silveira, compuseram a mesa o presidente da ADUFPB, Ricardo Lucena; o representante da Diretoria do sindicato, Jaldes Reis de Meneses, e o representante da oposição ao Sintep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba), Didimo Matos.
Fonte: Ascom ADUFPB