A decisão de escolha de um observador da ADUFPB para o 63º Conad do Andes – Sindicato Nacional será encaminhada ao Conselho de Representantes da seção sindical, em reunião extraordinária convocada pela Diretoria Executiva. A deliberação ocorreria nesta terça-feira (5/6), em assembleia geral dos professores, mas não foi atingido o quórum para se realizar a discussão.
A atividade teve formato de reunião ampliada e os presentes puderam apresentar alguns informes. O presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, iniciou a reunião detalhando o encontro ocorrido na segunda-feira (4/6) com a reitora Margareth Diniz para se discutir o problema das obras paradas na UFPB.
Segundo ele, existem cerca de 50 obras inacabadas e a reitoria se comprometeu a liberar um dossiê com informações sobre todas as obras e os prazos de conclusão. A ADUFPB, por sua vez, se comprometeu em publicizar o documento.
Cristiano Bonneau explicou que, duas semanas atrás, a ADUFPB promoveu o “desaniversário” de um prédio do Centro de Educação, cuja obra está parada, com o objetivo de lembrar a comunidade universitária de que o espaço deveria estar funcionando há vários anos. Na reunião da última segunda-feira, a reitora Margareth Diniz foi informada de que está sendo planejado um calendário de “desaniversários” de todas as obras inacabadas da UFPB.
Outro informe apresentado pelo presidente da ADUFPB diz respeito à participação dele na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que irá ocorrer na quarta-feira (6), em Brasília. Será discutida a conjuntura nacional no pós-greve dos caminhoneiros e o futuro da categoria dos servidores federais.
Além disso, informou Cristiano Bonneau, as repercussões da greve dos caminhoneiros também será o tema do debate que ocorrerá na quinta-feira (7), na Sala de Leitura da sede da ADUFPB, a partir das 17h. A atividade terá como palestrantes os professores Jaldes Meneses, do Departamento de História, e Romildo Raposo Fernandes, do Departamento de Educação.
O vice-presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, também apresentou informes. Ele iniciou falando sobre a reunião da Regional Nordeste II do Andes-SN, que ocorreu na sede da ADUFPB no último fim de semana. Participaram da atividade cerca de 20 professores da ADUFPB, da ADUEPB e da ADUFRPE.
Depois, informou que a ADUC, do município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, realizará nesta quarta-feira (6) uma atividade com um coordenador do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (Sindipetro) para falar sobre a política de preços de combustíveis da Petrobras. A ADUFPB estará presente ao evento e realizará na próxima segunda-feira (11), às 14h, um debate com a participação do coordenador do Sindipetro e de um caminhoneiro. O local da atividade ainda está sendo definido.
Fernando Cunha também informou que nesta quinta-feira (7) ocorre o Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais contra a Emenda Constitucional nº 95, que congela os investimentos públicos em saúde, educação e outras áreas pelos próximos 20 anos. Segundo ele, está sendo preparada para a data uma atividade de mobilização, com panfletagem, em parceria com o Sintespb e outras entidades.
Também foram apresentados informes pelo professor Ricardo Lucena, que convidou os docentes a participarem, no próximo sábado, dia 9, de um ato de limpeza do Rio Gramame, que abastece a cidade de João Pessoa. A 11ª Ocupação: Rio Gramame, Lixo Não! é uma promoção da Escola Viva Olho do Tempo e uma alusão à semana do meio ambiente.
A sessão de informe foi encerrada pela professora Terezinha Diniz, que falou sobre o Encontro Regional de Aposentados que ocorrerá na ADUFPB e reunirá docentes da UFPB, UFCG e UEPB. Serão três dias de eventos, com palestras, debates, oficinas, atividades culturais, com o objetivo de fazer a integração dos professores aposentados em uma perspectiva de política sindical. Segundo Terezinha Diniz, o encontro ocorrerá na sede sociocultural da ADUFPB e as inscrições serão abertas a todos os professores.
Fonte: Ascom ADUFPB