A Assembleia Geral da ADUFPB, realizada nesta terça-feira (29.11) no Campus 1 (João Pessoa) elegeu os delegados que completarão o grupo de 10 representares que vão para o 31º Congresso Nacional do ANDES-SN – programado para acontecer em janeiro próximo, na capital do Amazonas, Manaus.
Doze candidatos se inscreveram e seis foram eleitos: Arturo Gouveia (43 votos), Terezinha Diniz (39 votos), Auta de Sousa Costa (35), Sandra Barbosa da Costa (35), Clodoaldo da Silveira Costa (34) e José Ricardo da Silva (32). O presidente da ADUFPB, Ricardo Lucena, será o delegado indicado pela diretoria da entidade.
Aos seis eleitos, e ao indicado da diretoria, se juntarão os delegados de que já haviam sido escolhidos em assembleias da Secretaria Adjunta de Areia (um delegado), da Secretaria Adjunta de Bananeiras (dois delegados) e da Secretaria Adjunta do Litoral Norte (um delegado), totalizando 10, ao todo.
Reunião dos delegados – Na próxima segunda-feira (05.12), às 16h, haverá uma reunião com o grupo de delegados, na sede da ADUFPB, no Campus 1, em João Pessoa. O objetivo do encontro dos delegados será elaborar os encaminhamentos e propostas que o grupo levará para o Congresso do Andes.
Encaminhamento – Antes da votação, a assembleia aprovou o encaminhamento de uma proposta de revisão do acórdão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre os 84,32%. Desta forma, a Assessoria Jurídica da ADUFPB ingressará com uma ação judicial, junto ao STF, com o objetivo de conseguir a revisão e a modificação do acórdão – sentenciado pelo próprio tribunal – que impede a impetração de ações referentes aos 84,32% que a categoria deixou de receber há vários anos.
Segundo o professor Rui Gomes Dantas, que propôs o encaminhamento, “a ação judicial pretende reabrir o caminho para que se alegue o princípio constitucional da isonomia salarial, diante da realidade vigente em que vários docentes da UFPB, bem como de diversas outras universidades federais, recebem, efetivamente, nos seus salários, os referidos 84,32%, enquanto os demais ficam a ver navios.”