Com o objetivo de ajudar no combate à disseminação da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) entre os profissionais da área de saúde, um grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGDH-UFPB) iniciou no dia 14 de abril a campanha Direitos Humanos em Ação Solidária.
A princípio, a ideia é angariar recursos financeiros por meio de doações, para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais de higiene para distribuir com os profissionais de saúde da rede pública do Estado que estão na linha de frente do combate à covid-19, tendo em vista que a contenção do coronavírus não pode ocorrer sem a atuação aguerrida dos profissionais da saúde pública, que dependem de condições mínimas de saúde e segurança do trabalho para atuar.
“Observamos que muitos profissionais da saúde estão sendo contaminados, seja pela falta de equipamentos de segurança ou por eles não serem adequados. Por isso, neste primeiro momento, decidimos focar nos EPIs, pois não podemos colocar em risco os profissionais que estão na linha de frente do combate a essa pandemia, tendo em vista que cada um deles pode cuidar e salvar inúmeras vidas”, declarou Mislene Santos, aluna do PPGDH.
Já a professora do PPGDH, Marlene França, abraçou a causa dos alunos e vem dando total apoio à ação. “Eu não poderia me furtar de estar junto aos alunos em uma campanha como esta, que enaltece os Direitos Humanos em defesa da dignidade da pessoa humana no ambiente do trabalho. Portanto, só tenho a parabenizar os alunos por esta iniciativa e me colocar a inteira disposição para ajudá-los nesta causa que é extremamente nobre”.
O procurador do trabalho Eduardo Varanda afirmou que “o MPT se sente honrado por participar da campanha. Em momentos de calamidade pública, o Poder Público e a sociedade civil organizada devem unir-se para prevenir e minimizar os efeitos tão nocivos da pandemia. Gestos como este levam a crer que a solidariedade ainda é o signo indelével que marca a raça humana e a nossa existência”.
Sobre a campanha
A Campanha Direitos Humanos em Ação Solidária tem o objetivo de arrecadar recursos por meio de doações para adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higiene a serem destinados aos profissionais de saúde da rede pública do Estado.
Ela foi idealizada por alunos de pós-graduação em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania da UFPB, representantes de vários entes e órgãos públicos, a exemplo do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, da UFPB, da ADUFPB, da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), da Pastoral Carcerária da Paraíba e do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado da Paraíba (CEDH-PB).
Como doar
Para arrecadar doações, o grupo criou uma “vaquinha virtual”, que pode acessada clicando aqui: http://vaka.me/1006200
É possível também entrar em contato diretamente com os organizadores da campanha pelo e-mail acaosolidaria.dh@gmail.com ou pelo Instagram @dhacaosolidaria
Fonte: Assessoria