O mau uso do dinheiro público e a situação precária e de abandono de obras nas universidades federais são revelados na exposição Abacatoy, que pode ser vista na Pinacoteca da Biblioteca Central desde a última quinta-feira (30/10). Rute Roos, Gabriela Adloff, Luana Rodrigues e Inocencio são os autores das imagens.
A exposição e um projeto artístico coletivo, resultante da disciplina de Fotografia I, ministrada pela professora Isabella Valle, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, e envolve linguagens distintas no campo das artes visuais, como fotografia, intervenção artística, assemblage e instalação.
Criada em 2013, a mostra aborda o mau uso do dinheiro público destinado às construções e reformas de prédios em universidades federais no Brasil. Como recorte, o grupo elegeu um antigo prédio localizado no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, conhecido pelo pseudônimo de “Abacatão”, que na ocasião, estava em completo abandono por uma reforma paralisada.
As fotografias com intervenções de brinquedos nos ambientes do prédio abandonado denunciam o descaso em um cenário lutuoso com humor crítico e irônico. A ideia é promover o confronto entre o trágico e o cômico, a malícia e a inocência, o descaso e a nossa passividade diante do problema.
A exposição tem entrada gratuita e estará aberta a visitação até o dia 5 de dezembro.Os vislumbres “pelo avesso”, capturados pelas lentes fotográficas, refletem indignação e uma estreita relação afetiva daquele prédio com a formação discente e artística dos autores das fotografias. Naquelas salas em ruínas e nos corredores espelhados pelas águas da chuva, o grupo iniciou as primeiras aulas práticas de escultura, desenho e gravura. Um reencontro mórbido com o cenário dos primeiros passos acadêmicos, guardados nas lembranças e no abandono.
AGENDE-SE
ABACATOY
Quando: 30/10 a 5/12
Onde: Pinacoteca da UFPB, localizada no 2º andar da Biblioteca Central do campus I, em João Pessoa