Os problemas da poluição do rio Jaguaribe – que percorre oito bairros da capital paraibana e é considerado o mais extenso rio urbano da cidade – serão tratados na próxima segunda-feira (2) durante o evento “Quando o rio da gente vira shopping”, que ocorrerá no auditório do bloco multimídia do Centro de Tecnologia, no campus I da UFPB, das 16h às 18h.
A atividade contará com a presença do professor Ricardo Lucena, representante do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) da ADUFPB. Ele integrará a roda de conversa que será realizada após a exibição do documentário “Jaguaribe – O rio das onças”, do cineasta Marcus Vilar.
Também participarão do debate Paula Frassinete, professora aposentada, bióloga e presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), Francisco Garcia, advogado e professor de Direito Animal na UFPB, e Saulo Vital, geógrafo e professor de Geociências na UFPB. A coordenação da mesa ficará por conta de Rossana Honorato, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/CT) da UFPB e representante do AndaCIDADE, projeto de extensão do DAU/CT sobre planejamento urbano, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental.
Sobre o filme
“Jaguaribe – O rio das onças” é um documentário de 45 minutos dirigido pelo cineasta Marcus Vilar com o apoio da UFPB. Ele mostra o rio Jaguaribe, seguindo o seu percurso original, relacionando imagens e sons, que instigam reflexões sobre questões ambientais, os resíduos produzidos pela espécie humana e a interferência do mesmo nos ambientes.
Veja o trailer do filme: