Já estão na galeria virtual de fotos da ADUFPB as imagens dos eventos comemorativos do Dia do Professor (15 de outubro) e do aniversário de 31 anos do Sindicato (25 de outubro). Para ver, basta acessar o endereço http://www.flickr.com/photos/galeria-adufpb.
A série de atividades realizadas ao longo do mês de outubro foi um sucesso de participação e público. No dia 16 aconteceu o primeiro evento: uma grande festa para os professores de UFPB na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. A comemoração reuniu aproximadamente 600 professores, que puderam desfrutar de um ambiente confortável, com música e um jantar especial.
Entre 19 e 21, foram realizadas três palestras para debater temas como qualidade de vida, sindicalismo no Brasil e Universidade e condição docente. A primeira, sobre Qualidade de Vida e Envelhecimento, aconteceu na Sala de Leitura da ADUFPB e contou com a participação da professora do Departamento de Fisioterapia, Maria Aparecida Bezerra Quirino.
No dia 20 foi a vez do sindicalista Waldemar Rossi, membro fundador da Pastoral Operária e da CUT, falar sobre os Desafios do Sindicalismo Brasileiro Hoje. O evento aconteceu no auditório da Reitoria. Já na quarta-feira, dia 21, a diretora do CCHLA, Aparecida Ramos, falou sobre A Universidade Brasileira e a Condição Docente, em palestra na Sala de Leitura da ADUFPB.
Já na sexta-feira, dia, foi realizado um torneio de Jogos de Salão (xadrez e dama), no Terraço Silvio Frank Allem, na sede da ADUFPB, no Centro de Vivências do Campus I.
Dia das Crianças
Como no mês de outubro também é comemorado o Dia das Crianças, a ADUFPB realizou no dia 22 uma festa para filhos e parentes dos associados. O evento contou com a apresentação do coral infanto-juvenil “São Francisco das Chagas”, no Centro de Vivência do Campus I da Universidade, e foi considerado um sucesso por todos os participantes.
“Coral São Francisco de Assis, do Projeto Educa-som – Associação Deus Conosco, coordenado por Antônio de Pádua Alves Vieira e regido por Jean Carlos Fernandes Fidelis abrilhantaram a nossa Semana Cultural, nas festividades do Dia das Crianças, com o magnífico programa que encantou a todos os presentes”, declarou a diretora-geral da ADUFPB, professora Terezinha Diniz.
Também houve a participação de um jogral sobre os “Direitos das Crianças”, apresentado por filhos de associados da ADUF. “Congregar atividades que demonstrem as várias expressões artísticas, culturais e desportivas de nossa comunidade acadêmica e social constituem, uma dos grandes objetivos da ADUFPB”, salientou a professora Terezinha.
Caminhada reúne 150 participantes
Cerca de 150 professores, servidores e estudantes da UFPB participaram no sábado, dia 24, de uma caminhada ecocultural no entorno do Campus I, em João Pessoa. A atividade fez parte do encerramento da 1ª Semana do Professor, promovida pela ADUFPB, para celebrar a data comemorativa da categoria, 15 de outubro. O evento chamou a atenção dos moradores do bairro do Castelo Branco e dos motoristas que passavam em frente à UFPB.
A concentração para a Grande Caminhada Ecocultural aconteceu logo cedo, às 6h, em frente à sede da ADUFPB, no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba. Ao ritmo de músicas dançantes, os docentes e servidores da UFPB, orientados pela professora Sandra Barbosa e alunos do 2º período do curso de Educação Física, se aqueceram para os cinco quilômetros do percurso com a realização de uma grande ciranda que integrou em festa todos os participantes.
Segundo o professor Givaldo Leal de Meneses, um dos organizadores da caminhada ecocultural, o evento foi um sucesso não só pelo número de participantes como também pelo clima de integração entre os professores, familiares, servidores da UFPB e alunos do curso de educação física.
“Esta foi nossa primeira caminhada. O início de um projeto voltado para o bem estar da comunidade acadêmica da UFPB. Como sindicato, a ADUFPB está cumprindo seu papel social e oferecendo oportunidades para que seus associados pratiquem esportes nos finais de semana. A caminhada é uma delas. Apesar de ser num ambiente urbano, o entorno da UFPB é cercado por resquícios da Mata Atlântica e, muitas vezes, não damos muita atenção a esse privilégio. Pretendemos fazer outras caminhadas até o final do ano”, destacou a professora Marisa Pinheiro, diretora do sindicato e uma das coordenadoras do evento.
Para ser realizada com sucesso, a caminhada ecocultural teve o apoio logístico dos funcionários da ADUFPB, que providenciaram, durante todo o percurso, de água mineral para os andarilhos e, no final da caminhada, serviram um café da manhã a todos os participantes. A STTrans disponibilizou uma equipe de agentes de trânsito para coordenar o fluxo de carros durante toda a caminhada. A Grande Caminhada Ecocultural da ADUFPB teve o apoio da ASIP e empresas privadas, como a Creduni, que distribuiu camisetas e bonés aos participantes.
Fonte: ADUFPB/ASCOM