A sessão desta sexta-feira (14/9) do filme cubano-soviético Eu Sou Cuba (1964), do cineasta Mikhail Kalatozov, mudou de local e acontecerá na Sala Multimídia do CCSA/UFPB, que fica em frente à biblioteca do CCSA. O filme será exibido a partir das 16h30 no Soy Loco por ti America Cineclube. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. Usuários do Facebook podem confirmar presença no evento: https://www.facebook. com/events/524007488061232/
O filme apresenta uma série de planos-sequência históricos e uma fotografia sofisticada que formam uma dramaturgia visual que impressiona ainda hoje. No filme de Kalatozov, a técnica está a serviço de um projeto estético e de uma utopia. Cada metáfora visual, como o céu que aparece negro até o momento em que acontece a revolução, está ligada de forma sentimental ao discurso. Soy Cuba não foi bem aceito pelo governo cubano e nem pelo russo. Ficou praticamente esquecido até que os cineastas Martin Scorcese e Francis Ford Coppola o retiraram do limbo para que os críticos do mundo todo o considerassem uma obra-prima.
AGENDE-SE
Soy Loco por ti America Cineclube
Filme: Soy Cuba, de Mikhail Kalatozov(Cuba e União Soviética | 1964 | 141 minutos | Classificação livre)
Onde: Sala Multimídia do CCSA/UFPB
Como chegar: https://goo.gl/maps/ SCir1eqYkM12
Quando: 14 de setembro às 16h30
Quanto: Gratuito
Como chegar: https://goo.gl/maps/
Quando: 14 de setembro às 16h30
Quanto: Gratuito
Sinopse: Quatro histórias ambientadas na Cuba pré-revolucionária. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta descobre como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.
Trailer: