Será na próxima quinta-feira (17), às 19h30, a abertura da exposição “Aprendendo com Cartuns: do Ensino dos Ofícios à autoexpressão”. O evento acontecerá na Galeria Vão Livre, do Projeto Arte na Escola, Pólo UFPB, no primeiro andar da Biblioteca Central da universidade.
Segundo o curador da exposição, professor Erinaldo Alves do Nascimento, “a exposição tem o objetivo de divulgar a produção dos cartuns [tipo de desenho humorítico] dos estudantes da disciplina História do Ensino das Artes Visuais (2009.1), da Licenciatura em Artes Visuais, da UFPB”.
A disciplina é ministrada pelo próprio professor. Ele explica que “os cartuns exploram as propostas do Ensino das Artes e Ofícios, empreendido pelo jesuitismo, até as Artes Industriais, a partir da década de 1950, no Brasil”.
“A elaboração de cartuns como procedimento avaliativo decorre da tentativa de experimentar novas possibilidades de avaliação condizentes com o universo das Artes Visuais”, afirma. E ainda esclarece: “oferecem a oportunidade para que os estudantes possam demonstrar como aprenderam e, a um só tempo, como explorar os recursos gráficos dos cartuns e das charges”.
Os cartuns foram escolhidos por associarem critica com humor. Exploram a representação pictórica, explorando o burlesco e o caricatural, para fazer uma crítica satírica à realidade.