Quem for ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo na semana final do mês de março vai ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura e as tradições da América Latina. No dia 28, será aberta a exposição fotográfica El Condor de Los Andes, de autoria do professor do Departamento de Psicologia da UFPB, Juan Carlos Viñas Cortez.
A mostra permanecerá até 1º de abril e, nesse intervalo, será realizada a Semana de Integração Latino-Americana, no auditório 1, sempre às 20h. No evento serão abordados temas relacionados à arte, literatura, população, religião e mídia latino-americanas, sempre das 19h às 21h (veja a programação completa abaixo).
A abertura da exposição – que ficará disposta no mezanino do Espaço Cultural – contará com a presença do secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Lau Siqueira, e do artista plástico Archidy Picado Filho, além do próprio autor das imagens, Juan Cortez. O evento vai começar às 19h. Às 20h, acontecerá a abertura da Semana de Integração Latino-Americana, com o seminário “Arte e Literatura na América Latina”, ministrado pelo professor Francisco Pereira.
Haverá também a participação especial do grupo Iakekan, formado por alunos, professores e ex-professores do curso de Música da UFPB (Educação musical, etnomusicologia e sequencial) e pelo compositor Paulo Ró. Eles ser apresentam no evento a partir das 19h30.
O Iakekan é composto por Alice Lumi (direção, charango), Cyran Costa (violão), Fábio Xavier e Maria Juliana (voz), Fernando Pintassilgo (autas andinas) João Nicodemos e Mayara Yuri (rabecas) e Paulo Ró (percussão e cordas).
Sobre a exposição
A exposição fotográfica El Condor de Los Andes (o condor-dos-andes) é um documento que retrata a vida da maior ave da América Latina, cujo parente mais próximo são os abutres ou urubus no Nordeste do Brasil.
O condor andino é reconhecido como uma das maiores aves voadoras do mundo depois do albatroz. Adultos chegam a medir até 142 centímetros de altura e ter entre 270 e 330 centímetros de envergadura. Os machos pesam de 11 a 15 quilos e as fêmeas, de 8 a 11 quilos.
A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) consideram o animal ameaçado de extinção, por perda de habitat natural e envenenamento.
Nesta exposição será apreciado um conjunto de temáticas a respeito da vida desta ave como: taxonomia, filogenia, expectativa de vida, poleiros, ninhos, alimentação, competição e hierarquia, reprodução, distribuição e ameaça de extinção.
Participaram apreciadores ou profissionais em diversas áreas da ciência como medicina, biologia, direito, educação, ciências da comunicação, artes visuais, literatura, Espera-se assim, ter uma interação de leituras interdisciplinares e multidisciplinares a respeito desta ave.
Fonte: Ascom ADUFPB e assessoria do evento