Emoções traduzidas em cores e formas. Arte como veículo para promoção da saúde mental. Essas são ideias que integram a proposta da exposição Teto do Epíteto, que será aberta às 19h30 na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, no Centro Cultural São Francisco, localizado na Praça São Francisco, Centro de João Pessoa.
Um coquetel será servido durante a vernissage, que contará ainda com duas apresentações musicais: João Nicodemos (que tocará rabeca) e Michel Soares (que se apresentará com voz e violão). O evento ocorrerá no Claustro Superior do Centro Cultural São Francisco. A exposição ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h.
Teto do Epíteto é uma exposição coletiva do Setting Sunshine, um atelier de artes, que existe há 10 anos no bairro dos Bancários, em João Pessoa. No local são ministrados cursos de desenho, pintura e violão para todas as idades, e oferecidas práticas de massoterapia.
O espaço é cenário de produções artísticas sob orientação terapêutica, portanto atende participantes que buscam tratamento dentro da arteterapia, cujo resultado pode ser de produções de valor artístico ou apenas afetivo e terapêutico.
A arteterapia é um processo dinâmico, espontâneo e criativo que favorece a expressão simbólica dos sentimentos e das emoções por meio do fazer artístico, induzindo ao autoconhecimento. Por meio da utilização de técnicas de desenho, modelagem, pintura, colagem, poesia, dança ou dramatizações, leva-se o aluno a vislumbrar possibilidades criativas e satisfatórias, saudáveis e coerentes com a sabedoria interior.
Além disso, são ministradas técnicas de artes voltadas para o desenho e para a pintura, com o objetivo do desenvolvimento artístico. Com diferentes contextos, as obras da exposição Teto do Epíteto dialogam entre cores, texturas e movimentos que despertam vários ritmos. As pinceladas sugerem a incessante busca pelo autoconhecimento.
Estarão em exposição obras dos seguintes artistas: Antonilêni Melo, Danilo Marques Fabiane Balbino, Fátima Balbino, Fátima Fernandes, Gabriela Fernandes, Jamilson Fonseca, Mayara Yuri, Mylena Lavor, Milton Lavor, Ricardo Melo, Sara Carvalho e Shirley Alencar.
A coletiva Teto do Epíteto conta com parceria da ADUFPB, do Centro Cultural São Francisco, da Livraria Soteca, da Rádio Consolação Misericordiosa, da Escolinha de Futebol EFJB, da Sonho Doce, da LaPetite Doceria, dentre outros.
AGENDE-SE
– Vernissage no dia 01/02/2017, a partir das 19h30, com coquetel de abertura e apresentações musicais de João Nicodemos e sua Rabeca e Michel Soares com voz e violão.
– Local: Claustro Superior no Centro Cultural São Francisco, situado na Praça São Francisco, s/n, Centro, João Pessoa.
– Visitas: segunda a sexta, das 8h30 às 17h; sábado e domingo, das 9h às 14h.
FICHA TÉCNICA
– Curadoria: Fabiane Balbino (professora de Arte no Setting Sunshine, mestranda em Educação, arteterapeuta em Saúde Mental e bacharel em Administração de Empresas)
– Montador da Exposição: Amauri Flor
– Diretor Geral: Mons. Nereudo Freire Henrique
Fonte: Ascom ADUFPB e assessoria