Já está disponível no canal da ADUFPB o vídeo da palestra “O conservadorismo na Educação Brasileira: base nacional curricular e Escola Sem Partido”, ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense, Fernando Penna. A palestra foi realizada no auditório do Centro de Educação da UFPB, na última quinta-feira (18/8), durante o lançamento do projeto “Realidade Brasileira e Universidade”, organizado pela ADUFPB, com o objetivo de levar aos docentes da Universidade Federal da Paraíba temas relacionados às atividades acadêmicas, políticas sindicais e trabalhistas da categoria. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre docentes e estudantes da UFPB.
Fernando Penna é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e atua no departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Educação e Graduação em História pela mesma instituição. Atualmente é coordenador do Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense.
Durante a palestra, Penna apresentou um breve panorama sobre a onda conservadora que vem crescendo no País e os reflexos sobre o setor da educação, principalmente pelas ameaças do Projeto de Lei 867/2015, que tramita na Câmara dos Deputados, e que institui o chamado “Programa Escola Sem Partido”. Além do PL 867/2015, outras propostas semelhantes tramitam pelas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereados dos Estados e municípios brasileiros, com o objetivo de atentar contra a liberdade de expressão dos professores e à educação.
Assista ao vídeo: