Começa nesta quinta-feira (1/12), a 17ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual, evento paraibano que reúne produções de várias partes do país e homenageia grandes nomes do cinema brasileiro. A abertura ocorrerá às 19h30, na Sala 9 do Cinépolis, no Manaíra Shopping. Criado em 2005 pelo professor da UFPB, jornalista e produtor cultural Lúcio Vilar, o Fest Aruanda conta, desde o início, com a parceria da ADUFPB, que oferece apoio financeiro e de divulgação do festival.
Como em 2021, quem for assistir às produções exibidas durante o evento deste ano, terá a oportunidade também de ver um vídeo sobre a trajetória e atuação da ADUFPB na luta em defesa da educação pública e da carreira docente. “O Fest Aruanda é um festival já muito reconhecido e prestigiado no setor audiovisual brasileiro. Consideramos essa parceria como uma importante ação de valorização da nossa cultura, dos artistas e de todos os trabalhadores do setor cultural do país. A ADUFPB se orgulha de fazer parte dessa iniciativa”, declarou o presidente do sindicato, professor Cristiano Bonneau.
Quem também destaca a importância da parceria é o professor Fernando Cunha, secretário geral da entidade. Segundo ele, o Fest Aruanda é hoje um dos festivais mais importantes do país e referência na produção audiovisual brasileira, contando, inclusive, com a participação de atores e atrizes de renome nacional.
“Foi um festival que, durante a pandemia, se preocupou em mostrar à população paraibana a resistência contra os cortes de verba que o Governo Federal fez na cultura. É um evento que tem a cara da Universidade Federal da Paraíba”, afirmou, lembrando que o festival tem vínculo com o Departamento de Jornalismo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, do qual o professor Lúcio Vilar faz parte.
A programação completa do 17º Fest Aruanda está disponível no site https://festaruanda.com.br/
Fonte: Ascom ADUFPB