O XIV Festival de Danças Populares da UFPB será realizado nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, das 13h às 17h no Centro de Vivências da Universidade Federal da Paraíba, com entrada aberta ao público. O evento acontece há sete anos e já levou para a UFPB mais de 4 mil crianças de 110 diferentes escolas públicas de João Pessoa.

O festival é fruto uma ação pedagógica, de estágio de ensino da Disciplina Manifestações Culturais 2012.1, e, neste ano, também do Projeto Proext Nacional do Grupo Imburana. Conta também com a participação das disciplinas Capoeira do Bacharelado/Licenciatura e Danças Populares Brasileiras.

Desta edição, participam 400 crianças de 16 escolas da Grande João Pessoa, que ensaiaram coreografias com a turma da Disciplina Manifestações Culturais 2012.1, supervisionada pelo Prof. Dr. Marcello Bulhões.

O evento contará ainda com a participação Especial do Grupo Imburana, com seu espetáculo “Cocos e Cirandas do Nordeste Brasileiro”, bem como de uma grande roda de Capoeira dos alunos da disciplina Capoeira Licenciatura e Capoeira Bacharelado.

Haverá a participação também das crianças do projeto de extensão ligado ao PROEXT-MEC Ações da Cultura Popular no Desenvolvimento da Cidadania, no qual o Grupo Imburana teve o 1º lugar em seleção nacional entre todas as universidades do País.

Está programada ainda a apresentação de um curta-metragem sobre a vida de Mestre Zequinha do Cavalo Marinho de Bayeux, recentemente falecido.

Participam do Festival:

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFPB –

Caranguejo (Vanessa Lee e Gisely Holanda)

Balaio (Josenilda Medeiros e Suênia inglid)

ESCOLA MUNICIPAL MATIAS FREIRE

Pezinho (Leys Eduardo e Roberto Lucena)

Dança do Café (Erick Lisboa e Janio dos Santos)

ESCOLA MUNIC. CÔNEGO JOÃO DE DEUS

Tira o Chapéu (Cleyton Fonseca e Danilo Pitsch)

ESCOLA MUNICIPAL SERÁFICO DA NÓBREGA

Araruna (Bruna Leite e Thiago Dantas)

ESCOLA MUNIC. ÍNDIO PIRAGIBE

Dança do Camaleão (Alanna Soares e Jornandes Pacheco )

ESCOLA MUNICIPAL GENERAL RODRIGO OTÁVIO

Chote Carreirinha (Sthênio Barbosa e Jéssica Rodrigues )

ESCOLA FENELON CÂMARA

Pilar Café (Elida Cris e Mayara Andrade)

ESCOLAS DO PROEXT– GRUPO IMBURANA

Projeto AFEI (Ação Fraternal de Educação Integrada)