O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB será oficialmente aberto nesta sexta-feira, a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB). A abertura será com a Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do maestro estadunidense Paul Chou, regente e diretor artístico da Pennsylvania Sinfonia Orchestra (EUA). No programa, obras da compositora brasileira Catarina Domenici, do alemão Johannes Brahms e do russo P. Tchaikovsky.
A obra de Catarina Domenici será a abertura da ópera “Anita Garibaldi”. Escrita em 2021 – a partir de uma encomenda do King’s Brazilian Ensemble, vinculado ao Kings College de Londres –, a peça estreou em março de 2022, com a Orquestra Sinfônica da USP. Criada para homenagear os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, a obra será apresentada pela primeira vez no Nordeste nesta sexta.
Logo depois, haverá o “Concerto Duplo” para violino, violoncelo e orquestra, Opus 102, do compositor alemão Johannes Brahms. Nesse momento, o maestro Paul Chou será regente e, ao mesmo tempo, um dos solistas da noite, ao lado do violoncelista Felipe Avellar de Aquino, docente da UFPB e diretor artístico do evento. O público pessoense terá a oportunidade de escutar, pela primeira vez, no Brasil, a orquestração da compositora e arranjadora Yoomi Paick, que elaborou esta versão para os musicistas da New York Classical Players exclusivamente para orquestra de cordas.
Na segunda parte do programa, a plateia terá a oportunidade de escutar a “Serenata para Cordas” de P. Tchaikovsky, uma das obras mais importantes para esta formação.
Semana musical-filosófica – O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB acontece entre os dias 12 e 20 de agosto, com a participação de convidados internacionais, entre os quais estão os violinistas Paul Chou (Pennsylvania Sinfonia Orchestra, Filadélfia) e Weiwei Le (University of Nevada, Las Vegas); a violista Kate Hamilton (University of Nevada, Las Vegas, co-diretora artística do festival); e os pianistas Solungga Liu (Bowling Green State University) e David Witten (Montclair State University, New Jersey).
Nesta edição, o festival se propõe a construir um diálogo entre a música e a filosofia, ao convidar nove filósofos e estudiosos da filosofia a interagirem com o repertório apresentado a cada concerto, com textos que traduzam a ligação entre música e filosofia. Entre os filósofos, estão Ana Thereza Dürmeier (UFPB), Gilfranco Lucena (UFPB), Marcus Alves (Funjope), Marcone Pequeno (UFPB), Gabriel Rezende (UFPB), Rainer Patriota (UFPB), Maria das Neves Franca (Unipê), Marcílio Franca (UFPB) e Eduardo Rabenhorst (UFPB). Cada apresentação será precedida por breves palestras.
Os concertos acontecem sempre às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (UFPB), em formatos distintos: solo, duos, trios e quintetos, além da OSUFPB. Em números, o evento contará com quatro compositoras, nove compositores brasileiros, nove filósofos, 18 formações instrumentais, 30 músicos cameristas e cinco convidados internacionais.
O festival é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, com o apoio da Reitoria da UFPB, PRPG-UFPB, direções do CCTA e do CCHLA, Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Clínica FisioCorpore.
Serviço:
5º Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Data: de 12 a 20 de agosto de 2022
Local: Sala de Concertos Radegundis Feitosa (no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB)
Hora: 20h
Entrada franca
Fonte: Ascom ADUFPB