A forte greve protagonizada pelo conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPF) no último período reacendeu a repressão conservadora à livre organização dos trabalhadores e ao direito de greve, especialmente no setor público. Diversos projetos tramitam no Congresso Nacional tratando da questão, sendo que muitos visam criminalizar o movimento grevista e restringir direitos dos trabalhadores.

Para aprofundar o debate sobre o tema, o Fórum das Entidades Nacionais dos SPF realiza nesta quarta-feira (7), em Brasília, o Seminário Nacional sobre Negociação Coletiva e Direito de Greve. O evento deve reunir representantes das 31 entidades que compõem o Fórum para definir diretrizes de luta para o próximo período. Ao final do encontro será lançada oficialmente a Campanha Salarial 2013.

O seminário acontece a partir das 9h no auditório do Sindsep-DF, localizado no 17º andar do Edifício Seguradoras, no Setor Bancário Sul. No período da manhã, uma mesa formada por representantes da CSP-Conlutas, CTB, CUT e Dieese irá fazer a apresentação do tema. Depois será aberto espaço para manifestação de representantes das entidades nacionais e amplo debate. A parte da tarde será reservada para discussão interna e encaminhamentos do Fórum dos SPF.

“Este debate será importante para que as Centrais e seus sindicatos possam afinar os conceitos e estabelecer uma plataforma de ações unificadas contra os ataques aos direitos dos servidores”, observa Almir Menezes Filho, 2º tesoureiro do ANDES-SN, o qual representou a entidade na reunião que decidiu pela realização do evento.

Fonte: ANDES-SN