Na manhã da última quarta-feira (11), representantes das entidades que integram o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SFP) se reuniram, na sede do ANDES-SN em Brasília (DF), para tratar do lançamento da Campanha Salarial Unificada de 2015, dos desdobramentos da reunião ampliada ocorrida nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro em Brasília (DF), e da solicitação de audiência com o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para cobrar o reajuste anual das remunerações dos SPF.
No dia 25 de fevereiro, acontecerá o lançamento oficial da Campanha dos SPF, com ato nacional em Brasília, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), além da realização de um Dia Nacional de Lutas, com atos, assembleias e paralisações nos estados. Segundo Amauri Fragoso de Medeiros, 1º tesoureiro do ANDES-SN, na reunião do Fórum foi definida a comissão organizadora do ato, composta por integrantes do ANDES-SN, CSP-Conlutas e Condsef e Unacon, que se responsabilizará por questões relativas à infraestrutura da ação.
“Vamos trazer servidores públicos de todo o Brasil, todas as entidades se comprometeram a trazer representações para a ação. Esperamos que seja um ato grande e represente a força dos servidores públicos na tentativa de recompor os seus salários”. O ato contará também com a participação dos docentes do 34º Congresso do ANDES-SN, que estarão reunidos na capital federal entre 23 e 28 de fevereiro. Segundo ele, o ato será um reflexo do sucesso da reunião ampliada, ocorrida nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, que mostrou a unidade e consenso dos servidores públicos no encaminhamento das pautas. Confira aqui os eixos e as pautas de mobilização da Campanha Unificada.
Política Salarial
Ainda na reunião, o Fórum aprovou uma carta ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para cobrar o reajuste anual das remunerações dos SPF. Foi criada uma comissão, com representantes do Sindicato Nacional, Unacon e da Fenajufe, para protocolar o documento no STF nesta quarta. “Essa carta solicita uma audiência com o ministro sobre a questão da política salarial. Está na Constituição, no artigo 37, que todos os servidores públicos têm que ter revisão geral dos seus salários e há 14 anos o governo não cumpre com isso. Estamos pedindo que o STF tome alguma providência com relação a isso”, explicou Medeiros. Confira aqui o documento
Calendário de lutas
25 de fevereiro: Ato de lançamento da Campanha Salarial 2015 em Brasília (DF), no MPOG (Bloco K), com concentração às 9h;
25 de fevereiro: Dia Nacional de Luta com atos, assembleias e paralisações nos estados;
Mês de março: Jornada de Luta nos estados, com discussão sobre indicativo de greve;
6 de março: Ato nacional no Rio de Janeiro e nos estados contra a privatização do SUS e contra a Ebserh;
7 a 9 de abril: Jornada nacional de Lutas, em Brasília com discussão sobre indicativo de greve dos SPFs.
Serviço
Ato Nacional do lançamento da Campanha dos SPF
Hora: 9h – Concentração
Local: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Esplanada dos Ministérios
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco K
Cidade: Brasília (DF)
Fonte: ANDES-SN