“Frevando e lutando pelos direitos dos trabalhadores – contra a reforma da Previdência”. É com esse tema que o bloco “Corujas – Amantes da Folia” fará uma prévia de mobilização da comunidade acadêmica da UFPB na quarta-feira, 22. A concentração dos foliões para o manifesto ocorrerá na praça do Centro de Educação, às 8h, seguindo com arrastão de frevo pelo corredor até o CCHLA. Na sequência, os foliões-manifestantes seguirão para a entrada principal da UFPB e farão panfletagem. No passo do frevo, o bloco ainda passará pelo CCTA e finaliza com mobilização no Centro de Vivência, em frente ao sindicato.
NOITE DOS CAFUÇUS
Já na sexta-feira, 24, o bloco Corujas vai desfilar no projeto Folia de Rua (a prévia carnavalesca de João Pessoa), como vem saindo tradicionalmente todos os anos, com o bloco “Cafuçu”. A concentração ocorrerá na Praça Rio Branco, no Centro, a partir das 21 horas. No local será montado um palco onde haverá apresentação da orquestra de frevo PB Pop, do maestro Rogério Borges, para agitar os foliões. No local, os filiados da ADUFPB terão à disposição um ponto de apoio com distribuição de refrigerantes, cerveja e água mineral.
A proposta de ir além da folia e realizar uma prévia-manifesto no Campus da UFPB partiu da diretoria da ADUFPB, com o objetivo de chamar a atenção dos docentes e a comunidade acadêmica em geral para resistir aos ataques aos direitos dos trabalhadores, previstos nos projetos da Reforma da Previdência e na Reforma Trabalhista, hoje sob análise do Congresso Nacional. “Aproveitaremos o período do Folia de Rua para alertar a comunidade acadêmica e à população em geral para ficarem atentas e lutarem contra os ataques que o governo está promovendo aos nossos direitos sociais e trabalhistas, garantidos pela Constituição”, destacou Marcelo Sitcovsky, presidente da ADUFPB.
Formado por docentes da Universidade Federal da Paraíba e organizado pela ADUFPB, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” teve sua estreia em 2006. O primeiro ano do bloco foi no Bar do Baiano, no bairro dos Bancários. Animada por uma orquestra de frevo, a festa, já na concentração das Corujas, foi marcada pela execução do hino oficial do grupo, composto e interpretado pelo professor Salvador Di Alcântara.
Após seis anos, o “Corujas – Amantes da Folia” retornou às ruas e arrastou centenas de foliões, fazendo do bloco um dos mais destacados daquela noite do pré-carnaval em João Pessoa. O percurso de quase dois quilômetros foi conquistado no canto e na dança, ao som da orquestra e no balanço majestoso do estandarte. Este ano, o bloco já ganhou o apoio cultural do Buffet Sena e da operadora de telefonia Claro.
Sobre o Cafuçu
O bloco Cafuçu é uma das agremiações carnavalescas mais prestigiadas do Folia de Rua e reúne todos os anos milhares de foliões no Centro da cidade. Eles levam ao Centro Histórico de João Pessoa uma série de acessórios extravagantes, muitas cores, brilhos e roupas espalhafatosas.
Nos primeiros anos de sua fundação, o Cafuçu desfilava na Praia do Cabo Branco e Tambaú. Em 1997, transferiu-se para o Centro Histórico, contribuindo para o resgate do Carnaval de rua nesta área urbana de fundação da cidade. Este ano, ele tem três pontos principais de concentração, todos no Centro: Praça do Bispo, Praça Dom Adalto e Praça Rio Branco.
O bloco de arrasto opta por sair com banda de frevo no chão, resgatando a tradição dos antigos carnavais e incentivando a criatividade através do uso de fantasias e caracterizações.
Fonte: Ascom ADUFPB