Os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ) e Gervásio Maia (PSB-PB) – respectivamente líder e vice-líder da oposição na Câmara Federal – participam, na próxima segunda-feira (3 de junho), na Universidade Federal da Paraíba, de uma plenária em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência. A atividade está sendo organizada por diversas entidades e será realizada no auditório Radegundis Feitosa, no campus I, a partir das 15h.
O evento vai contar com representações de entidades estudantis e de trabalhadores, reitores das instituições federais e estaduais de ensino superior da Paraíba, políticos, gestores públicos, movimentos sociais, além de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. A mesa será coordenada pela deputada estadual Cida Ramos (PSB).
Segundo o presidente da ADUFPB, professor Cristiano Bonneau, a plenária foi decidida em visita do deputado Gervásio Maia à entidade no dia 20 de maio. Na ocasião, o vice-líder da oposição na Câmara reafirmou seu apoio à luta em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência e discutiu algumas estratégias de mobilização. “A ADUFPB está atuando de maneira intensa nessa luta e alertando a sociedade para os perigos dos ataques do governo aos direitos da população. Essa plenária será mais um importante canal de diálogo e de troca de informações”, afirma o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Para Gervásio Maia, é urgente e necessário debater com toda a sociedade os impactos da Reforma da Previdência. “A sociedade precisa ter a consciência dos malefícios do texto atual da reforma da Previdência. Se ela for aprovada da forma que está posta, muitas pessoas vão morrer sem ter o direito a aposentadoria. Tenho andando cada recanto deste Estado, participado de Audiências Públicas e debates com trabalhadores rurais, professores, servidores públicos e por onde ando o pedido é para que sejamos contrários à reforma. No Rio de Janeiro, o deputado Molon, líder da oposição na Câmara dos Deputados, tem feito o mesmo trabalho”, destacou Gervásio.
O corte orçamentário de 30% na verba das universidades e dos institutos federais será outro tema abordado pelos socialistas em João Pessoa. Durante audiência na Câmara Federal, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse existir uma cruzada ideológica por parte do governo contra as universidades e destacou os protestos nas ruas. “O povo brasileiro, em multidões nas cidades brasileiras, demonstrou que acredita nos livros. Repudiamos esse elogio à desinformação e queremos fortalecer as universidades”, afirmou o parlamentar.
As entidades que integram a organização da plenária são o Sindicato dos Professores da UFPB (ADUFPB), o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB), o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Educação da Paraíba (SINTEF-PB), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (SINTEM-JP), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), os Diretórios Centrais dos Estudantes da UFPB e do IFPB, a Associação dos Grêmios Técnicos do IFPB (ASSEGT/IFPB) e a Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES).
Da Ascom da ADUFPB