“Vida em primeiro lugar!”. Será com essa bandeira de luta que o 15º Grito dos Excluídos irá percorrer as ruas das principais cidades do Brasil entre os dias 3 e 7 de setembro. Reforçado pelo lema “A força da transformação está na organização popular”, o movimento promete congregar multidões em torno da proposta de chamar a atenção para as condições de exclusão social de toda a sociedade.
Na Paraíba, o evento conta com o apoio e a participação da ADUFPB e de outras entidades representativas da sociedade civil. A concentração será realizada em um grande ato público no dia 3 de setembro, às 13h, em frente ao Cassino da Lagoa (Parque Solon de Lucena), em João Pessoa.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que reúne grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O evento é realizado nacionalmente, há 15 anos, sempre no dia 7 de setembro, data da proclamação da independência do Brasil.
Entre as propostas da manifestação está a denúncia do modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social. O Grito também torna público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome e propõe caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
Fonte: ASCOM ADUFPB