O grupo francês La Talvera encerra nesta quarta-feira (4) o programa de apresentações em João Pessoa. A partir das 20h, será realizado, na Igreja de São Francisco, no Centro Histórico da Capital, o concerto “La Talvera – música instrumental e vocal de Occitânia” (repertório constituído de músicas tradicionais da occitânika e algumas composições do grupo).
Esta será a segunda apresentação que o grupo francês fará em João Pessoa. Na terça-feira (3), ele realizou uma aula-espetáculo sobre “música tradicional da occitânia e suas relações com a música tradicional brasileira”, no auditório da reitoria.
O Grupo La Talvera dedica-se desde os anos 1980 à pesquisa e divulgação do repertório da música da Occitânia, região cultural e linguística do Sul da França. O Occitan (com seus diversos dialeletos locais) foi a língua predominante na parte Sul da França até o final do século XVIII.
Um dos dialetos do Occitan, o provençal, foi a língua na qual, durante a Alta Idade Média, se expressaram os famosos “trovadores”, que foram poetas e músicos de grande relevo na história da poesia e da música Ocidental.
O repertório de canções e música instrumental occitano continua em plena vitalidade, e La Talvera é um dos principais grupos atuais que a ele se dedica.
Nos anos 1990 o grupo expandiu suas atividades para outras áreas culturais, incluindo Portugal e o Brasil. Isto incluiu a realização de pesquisas e a produção de um CD dedicado à tradição do repente nordestino.
La Talvera apresentará em João Pessoa a riqueza da música occitana e suas pesquisas atuais, com destaque para as relações entre a cultura occitana e a brasileira.