O Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assunto de Aposentadoria (GTSSAA) da ADUFPB realizou na manhã desta sexta-feira (6/9) uma reunião ampliada para discutir assuntos de interesse da categoria docente e promover a integração entre os professores. O evento (que abriu espaço também para a leitura de poesias e apresentação musical), ocorreu no Terraço Cultural Silvio Frank Alem, na sede do sindicato, localizada no Centro de Vivência do campus I,em João Pessoa.
Logo no início do encontrou foi prestada uma homenagem ao professor Nivalson Miranda, falecido no dia 17 de agosto, aos 86 anos. Em memória ao docente, que dedicou a vida à documentação histórica e geográfica regional e nacional, o cordelista Marco di Aurélio leu um poema de sua autoria. “Vai em paz meu irmão / cede a terra aos viventes / vigiai vosso caminho / segue aos céus quão bendizente…”, declara em um dos trechos da poesia, que pode ser lida na íntegra aqui.
Também foram discutidas questões políticas do interesse dos professores aposentados. Uma delas foi informada pelo professor Alaxandre Náder, coordenador do Conselho de Representantes. Segundo ele, conforme deliberação do 58º Conad, o Andes-SN protocolou no dia 12 de agosto, no gabinete do senador Paulo Paim, carta na qual solicita que seja feita uma complementação ao Projeto de Lei do Senado 53/2011, de autoria de Paim, com o objetivo de contemplar os docentes das Instituições Federais de Ensino.
Os acréscimos do Sindicato Nacional pretendem corrigir injustiças cometidas contra docentes aposentados e pensionistas que tiveram suas posições rebaixadas na carreira com a criação de uma nova classe. Ao desconsiderar que esses docentes estavam no topo da carreira, na época em que solicitaram aposentadoria ou concessão de pensão, foi promovida uma microrreforma previdenciária, com graves prejuízos a categoria. O ANDES-SN propõe correções ao artigo 15º da Lei 11.091/2005 e ao artigo 2º da Lei nº 11.344/ 2006.
Veja abaixo a galeria de fotos do evento:
[nggallery id=36]
Fonte: Ascom ADUFPB