A retirada da gratificação referente ao artigo 192 da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais) e o 33º Congresso do ANDES-SN foram os principais temas discutidos na última reunião do ano do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assunto de Aposentadoria (GTSSA) da ADUFPB.
A atividade foi realizada na manhã da última segunda-feira (2/12), na sede do sindicato, no Centro de Vivência do campus I. O evento encerrou com um momento de confraternização entre os professores, com apresentação musical da professora Glória Obermark, que interpretou alguns sucessos da MPB, acompanhada por um teclado.
De acordo com a coordenadora do GT Aposentadoria, professora Auta de Sousa Costa, a reunião foi aberta com informes do ANDES-SN e da ADUFPB. Em seguida, foi discutida a questão da retirada da gratificação do artigo 192. “Deliberamos pela continuidade da luta pela retomada da gratificação”, afirmou.
O benefício é pago aos docentes que se aposentaram até o ano de 1997. Entretanto, nos últimos meses, a Universidade vem os valores referentes ao artigo 192 do provento dos professores aposentados. Para tentar resolver a questão, a ADUFPB encaminhou ao Consuni (Conselho Universitário) um requerimento solicitando a retomada do benefício e a devolução do que deixou de ser pago nos últimos meses. Segundo assessoria jurídica do sindicato, caso a reitoria não dê resposta, a ADUFPB deve tomar as medidas legais cabíveis.
Outro assunto discutido na reunião do GT Aposentadoria foi eleição dos delegados que irão participar do 33º Congresso do ANDES-SN, programado para acontecer entre os dias 10 e 15 de janeiro na cidade de São Luís, no Maranhão. Os campi de Areia e Bananeiras já definiram os seus representantes em assembleia realizada no dia 27 de novembro. Na próxima quarta-feira (4/12) ocorrerá a assembleia dos docentes de João Pessoa e do Litoral Norte para a eleição dos delegados.
No total, a ADUFPB irá enviar 12 professores ao 33º Congresso do Andes, sendo 11 delegados da base e um da diretoria. Este ano, o Congresso terá como debate central o tema “ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização docente e integração nas lutas sociais”.
Viagem turística
A última reunião do ano do GT Aposentadoria também foi uma oportunidade para divulgar mais uma ação de lazer para os professores realizada com o apoio da ADUFPB. Trata-se de uma viagem turística ao castelo do Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), que ocorrerá no dia 18 de dezembro. Os interessados devem procurar o professor José Nilton, responsável pela organização da viagem.
Veja abaixo algumas fotos da reunião:
[nggallery id=45]
Fonte: Ascom ADUFPB