Por Renata Maffezoli (ANDES-SN) e Giselle Pereira (Adufes – Seção Sindical)

Diretores e jornalistas do ANDES-SN estiveram nos dias 7 e 8 de outubro, em Brasília (DF), para dar encaminhamentos na implementação do Plano de Comunicação do Sindicato Nacional. Na abertura dos trabalhos do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do ANDES-SN, o encarregado de Imprensa e Divulgação e vice presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, apresentou o resultado parcial de uma pesquisa junto às Seções Sindicais sobre a estrutura de comunicação local.

De acordo com ele, o resultado do estudo mostra o quanto as seções sindicais precisam avançar para a estruturação do setor da comunicação. “A pesquisa fez um breve levantamento da estrutura das equipes de comunicação das seções sindicais. Nas 19 respostas obtidas até o momento já podemos avaliar que é necessário ainda reforçarmos em alguns pontos, como na articulação das equipes de trabalho de comunicação nacional e regionais”, avaliou Schuch.

Durante a reunião, os participantes destacaram a necessidade de regulação e implementação do licenciamento de uso das produções de comunicação das seções sindicais. Para Schuch, este é um passo importante na ampliação do acesso a materiais de interesse comum feitos pelos jornalistas. “A utilização dos materiais tanto pelo Sindicato Nacional quanto por suas seções sindicais pode enriquecer a comunicação, e deve previamente ser autorizada”, destacou.

Ele acrescentou que a intenção é criar um depositório para as produções (como fotos, vídeos e textos), onde a rede de jornalistas das seções sindicais possam ter acesso aos materiais. “Nosso desejo é que nos próximos meses as primeiras experiências desse depositório possam acontecer, agilizando o trabalho dos jornalistas”, disse Schuch.

No segundo dia, o grupo se debruçou sobre a discussão apresentada pela mesa redonda “Luta pela Democraticação da Comunicação” (veja mais), fazendo uma análise mais detalhada da plataforma apresentada pelas entidades como proposta para a regulamentação das comunicações no país.

Os participantes do GTCA propuseram encaminhar o documento às seções sindicais e fazer um estudo aprofundado do mesmo, que será objeto de trabalho do próximo encontro do GTCA, a ser realizado, em fevereiro, após o 31º Congresso do ANDES-SN. Veja o relatório do encontro.

O documento foi colocado pelas entidades à consulta pública, que foi encerrada na última sexta-feira (7/10). As sugestões devem ser avaliadas e a plataforma será encaminhada ao ministro de Comunicação, Paulo Bernardo, em 18 de outubro, dia mundial pela democratização da comunicação. Confira aqui a plataforma.

Fonte: ANDES-SN