O Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais da ADUFPB (GTPE) vai realizar duas reuniões preparatórias para o Encontro Nacional de Educação (ENE) que irá acontecer no Rio de Janeiro (RJ) entre 8 e 10 de agosto. Essa foi uma das deliberações tomadas na última reunião do GTPE, no dia 10 de julho.
O ENE tem como objetivo rebater o Plano Nacional de Educação (PNE) do Governo Federal com uma proposta alternativa de educação pública para fortalecer os interesses e mobilizações da classe trabalhadora, construindo em conjunto uma agenda de lutas para o setor.
Para a elaboração do Encontro Nacional, o ANDES – Sindicato Nacional, juntamente com os movimentos sociais e entidades sindicais, está conclamando todos para a realização de encontros preparatórios nas Seções Estaduais e Regionais.
Na ADUFPB, os encontros preparatórios acontecerão nos dias 21 e 31 de julho. O primeiro (21/7, próxima segunda-feira) será uma reunião local do GTPE, às 9h, para definição das linhas gerais para o Encontro Regional de Educação em Recife (marcado para 24 e 25 de julho).
Já o encontro do dia 31 de julho está marcado para as 15h e será uma preparação para o Encontro Estadual de Educação, em Sousa (PB), nos dias 1 e 2 de agosto.
GTPE
O Grupo de Trabalho de Polícias Educacionais da ADUFPB está retornando as suas atividades, interrompidas em abril deste ano. A Coordenação do GT convidou os associados para uma reunião que se realizou no dia 10 de julho, começando às 15h, na sede da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.
De acordo com a pauta definida, o professor Fernando Cunha iniciou focando nos seguintes assuntos: reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN, que aconteceu em Brasília, e o Encontro Nacional de Educação, a ser realizado no Rio de Janeiro.
Os eixos definidos para estudos e debates no ENE foram os seguintes: democratização da Educação Pública, financiamento da Educação Pública, privatização e mercantilização da Educação, precarização das atividades dos trabalhadores da Educação, avaliação meritocrática da Educação, acesso e permanência, passe livre e transporte público.
Fonte: Ascom ADUFPB