A cultura popular faz festa em João Pessoa nesta sexta-feira (21) e no sábado (22), com a realização do II Encontro de Mestres e Aprendizes. O evento está sendo organizado pelo Grupo Imburana e trará à capital 23 grupos de cultura popular da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Alagoas. Paralelamente ao evento, serão realizados dois concursos: um de fotografia (com exposição pública no hall da reitoria) e outro de documentários sobre cultura popular.
Nos dois dias, as atividades do Encontro começam às 19h e se encerram às 4h. “Nossa proposta é ousada e única entre todos os festivais de cultura popular já realizados na Paraíba e no Nordeste”, declara Marcello Bulhões, professor do curso de Educação Física da UFPB e coordenador do Imburana, uma associação cultural que também se apresenta como grupo de dança e é projeto de extensão pelo Probex-UFPB e pelo Proext nacional.
Cabruêra, Escurinho e Trem das Onze são algumas das atrações previstas na programação. Haverá apresentação, ainda, do maracatu Nação Porto Rico (o mais premiado de Pernambuco, com várias excursões ao exterior), do grupo Afoxé Oxum Panda (também de PE e considerado um dos melhores grupos de afoxé do Brasil). E, lançando seu novo CD, o Grupo Mazurca também se apresentará durante o encontro.
Além dos shows, o evento promoverá também debates com mestres da cultura popular, autoridades e representantes do governo do Estado de Pernambuco. Serão realizadas, ainda, duas oficinas: uma de percussão com o premiado mestre Chacon Vianna do Maracatu de Baque Virado (o mais premiado de Pernambuco) e outra de dança afro.
As apresentações serão todas gravadas para edição de 400 DVDs duplos, ao vivo, em padrão full HD, e distribuição gratuita aos grupos participantes (20 para cada um) como material de publicidade e marketing cultural aplicado a editais. Os másteres das gravações do áudio em 24 canais independentes serão entregues também gratuitamente aos grupos no mesmo local do evento.
O ambiente receberá como decoração 25 estandartes do bloco Boi do Bessa produzidos pelo artista paraibano de fama internacional, Clóvis Júnior. “Esse é o mais bem produzido evento sobre cultura popular já realizado em João Pessoa, configurando-se em uma proposta de apoio político/cultural e um engajamento na valorização efetiva dos mestres da cultura popular da Paraíba e da Região”, explica Marcello Bulhões.
Ele lembra que, com a gravação dos DVDs para distribuição, o Encontro estará oferecendo aos grupos populares um serviço de divulgação que dificilmente eles teriam condições de adquiri sozinhos.
Programação completa
Mais informações sobre as atrações do II Encontro de Mestre e Aprendizes podem ser obtidas no blog: http://iiencontrodemestreseaprendizes.blogspot.com/. O evento faz parte da programação da II Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura da UFPB (SECITEAC), que está sendo realizado desde o dia 17 e segue até esta sexta-feira (21), e possui patrocínio do Edital do Fundo Municipal de Cultura 2010 da Funjope e parceria da UFPB.