Começou nesta quinta-feira (10/12) a Jornada de Direitos Humanos – Em tempos de pandemia. O evento é on-line, com transmissão pelo canal da ADUFPB no YouTube.
Na abertura, realizada às 15h, ocorreu o lançamento do livro “Direitos Humanos na era das incertezas” e uma conversa com o autor, Domingos da Cruz. A mediação do evento foi feita pelo professor Elio Flores, do Programa de Pós Graduação em História da UFPB e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi).
À noite, às 19h, ocorreu a primeira mesa de debate: “Homens, Masculinidade e Subjetividade”, com os professores membros do Neabi Antonio Baruty (Departamento de Biologia Molecular), Marco Aurélio Paz Tella (Centro de Ciências Aplicadas e Educação) e Rosivaldo Sá (Centro de Ciências Aplicadas).
Sexta-feira
O evento se encerra nesta sexta-feira, dia 11. Está programado para começar às 15h a mesa de debate “Povos Indígenas, Direitos Territoriais e Pandemia”, com Jamerson Lucena, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPB, Jacyara Tabajara, da Articulação das Mulheres Indígenas da Paraíba (AMIPB), e Poran Potiguara, engenheiro florestal pela UnB e liderança jovem. Na mediação estará o professor Estevão Palitot, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e do Neabi.
À noite, a partir das 19h, o evento vai se com a mesa “Mulheres Negras no contexto da Pandemia”. Participam do debate Dandata Correia, mestre em Serviço Social, vice diretora da Bamidelê – Organização das Mulheres Negras na Paraíba, Fernanda Ferreira, atriz-educadora do Fórum de Artistas Pretos/as e do Neabi, Uiliana Gomes, doutoranda no PPGA e da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba e Aniely Mirtes, pedagoga do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria. A mediação será feita por Durvalina Rodrigues, mestranda do PPGA e integrante da Abayomi.
Fonte: Ascom ADUFPB