Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a ADUFPB e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFPB realizam nas próximas duas semanas uma série de eventos para discutir temas como política de cotas, conhecimento, saberes, resistência e saúde da população negra. A “Jornada Novembro Negro” será aberta na terça-feira (22/11), às 9h, no Centro de Vivência do campus I da UFPB.
A primeira mesa irá debater o tema “O sistema de cotas e a permanência na Universidade” e terá a presença do professor Antonio Baruty, representando o Neabi, e dos coletivos de estudantes negras e negros de Medicina e de Relações Internacionais (Cenri).
Além disso, o evento contará com uma participação por videoconferência da professora Nicéia Amauro, da Universidade Federal de Uberlândia e presidenta, entre os anos de 2018-2020, da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Ela abordará o tema “As mulheres negras na Área de Exatas”.
A mediação dos debates ficará a cargo da professora Anita Leocádia, diretora Política Social da ADUFPB e representante do Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do sindicato.
Lançamento de livro
A segunda mesa da Jornada Novembro Negro ocorrerá em dois dias, nas cidades de Areia (24/11) e Bananeiras (28/11). O tema é “Conhecimento, saberes e resistência negra” e, em ambos os locais, o evento ocorrerá no auditório do prédio central dos campi.
Nas duas ocasiões, ocorrerá o lançamento do livro “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB”, com a presença do organizador da obra, José Luciano de Queiroz Aires, doutor em História pela UFPE, professor e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) de História da UFCG.
Além dele, participarão também da atividade três autoras do livro. Uma delas é Maria das Dores, quilombola de Caiana dos Crioulos, graduada em Letras-Português e Letras-Espanhol e professora da Escola Cidadã Integral de Alagoa Grande.
Outra autora que estará presente é Ednalva Rita, mãe, empreededora, técnica agrícola em Agropecuária, técnica em Agronegócio, líder do Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos, militante do Movimento Negro, e membro da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-Descententes (AACADE).
A terceira autora confirmada para o lançamento do livro em Areia e Bananeiras é Lúcia Júlio, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e professora nas comunidades quilombolas Zumbi e Caiana dos Crioulos.
Os eventos contarão também com a presença do professor Antonio Baruty (Neabi) e mediação da professora Anita Leocádia (ADUFPB). O livro “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB” está disponível gratuitamente na internet. Clique aqui para baixar: http://quilombosdaparaiba.blogspot.com/2022/11/comunidade-quilombola-caiana-dos.html
Saúde da população negra
A quarta atividade da Jornada Novembro Negro da ADUFPB será realizada no dia 29 de novembro, das 19h Às 21h. O evento será on-line, com transmissão pelo Youtube da ADUFPB, e debaterá o tema “Aspectos globais da saúde da População Negra”.
Uma das participantes da mesa será a antropóloga, mulher negra, membra do NENN/CCAE/UFPB, militante do Movimento de Mulheres Negras da Paraiba, Ana Margarida Andrade dos Santos. Junto com ela estará também o jornalista Dalmo Oliveira, servidor público federal da Embrapa, fundador do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) e mestre em Comunicação pela UFPE.
Além deles, o debate contará com a presença da gestora do projeto Afrocientistas, Thatianny Silva, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do Coletivo Negro Tia Ciata (UFG) e associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
A quarta integrante da mesa será a professora aposentada Maria Inês Barbosa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Na mediação do evento estará o professor Antonio Baruty (Neabi).
AGENDE-SE
Jornada Novembro Negro da ADUFPB
22/11 – terça-feira
Local: Centro de Vivência do campus I da UFPB, em João Pessoa
Horário: das 9h às 11h30
- Mesa “O sistema de cotas e a permanência na Universidade”
Debatedores(as):
– Antonio Baruty (Neabi)
– Coletivo de Estudantes negras e negros de Medicina da UFPB
– Coletivo de Estudantes de Relações Internacionais (Cenri)
- Videoconferência “As mulheres negras na Área de Exatas”
Palestrante:
– Nicéia Amauro (Universidade Federal de Uberlândia)
Mediação:
– Anita Leocádia Pereira dos Santos (GTPCEGDS/ADUFPB)
24/11 – quinta-feira
Local: Campus de Areia, no auditório do prédio central
Horário: das 9h às 11h30
- Mesa “Conhecimento, saberes e resistência negra”
- Lançamento do livro “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB”
Debatedores(as):
– José Luciano de Queiroz Aires (professor e tutor do PET História UFCG)
– Antonio Baruty (Neabi)
– Maria das Dores (quilombola de Caiana dos Crioulos, professora da Escola Cidadã Integral de Alagoa Grande)
– Ednalva Rita (técnica agrícola em Agropecuária, técnica em Agronegócio, líder do Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos, militante do Movimento Negro)
– Lúcia Júlio (professora nas comunidades quilombolas Zumbi e Caiana dos Crioulos)
Mediação:
– Anita Leocádia Pereira dos Santos (GTPCEGDS/ADUFPB)
28/11 – segunda-feira
Local: Campus de Bananeiras, no auditório do prédio central
Horário: das 9h às 11h30
Mesma programação de Areia
29/11 – terça-feira
Local: Evento virtual, com transmissão pelo YouTube da ADUFPB
Horário: das 19h às 21h
- Mesa “Aspectos globais da saúde da População Negra”
Debatedores(as):
– Ana Margarida Andrade dos Santos (antropóloga, mulher negra, membra do NENN/CCAE/UFPB, militante do Movimento de Mulheres Negras da Paraiba)
– Dalmo Oliveira (jornalista, servidor da Embrapa, fundador do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial)
– Thatianny Silva (gestora do projeto Afrocientista, membro do Coletivo Negro Tia Ciata (UFG) e associada da ABPN)
– Maria Inês Barbosa (doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso)
Mediação:
– Antonio Baruty (Neabi)
Fonte: Ascom ADUFPB