A IV Semana Mulheres em Resistência da ADUFPB, iniciada na última terça-feira (7), já contou com café da manhã, roda de conversa, caminhada, festival político-cultural e mesa-redonda. Agora, será a vez de lapidar a criatividade literária das nossas sindicalizadas, com a oferta da oficina Mulheres e Escrita Criativa, a ser ministrada pela professora Francielly Alves Pessoa, nesta sexta-feira (10), na sede sociocultural da ADUFPB (Cabo Branco), das 14h às 18h.
A partir do tema “A escrita de si”, a oficina vai propor a leitura de um texto literário e um exercício de escrita que se pauta pela construção de uma narrativa – que pode ser biográfica ou ficcional. “Desse modo, além do debate que a temática proporciona, levaremos as participantes a refletirem sobre a importância da escrita de mulheres como forma de resistência histórica e social, ao adotar a escrita de si como produção de memória e de sentidos múltiplos da experiência feminina”, diz a ministrante.
Doutora em Letras pelo PPGL/UFPB, na linha de Estudos Culturais e de Gênero, Francielly é professora do campus do IFPB em Itabaiana-PB. Lá, leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos cursos técnicos e também de Literatura e Cultura Popular no Curso de Letras EaD. É presidente do Núcleo de Formação Geral do Campus Itabaiana e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Social (GPeds).
Para participar – Voltada a docentes sindicalizadas, a oficina Mulheres e Escrita Criativa terá 30 vagas, com direito a Certificado de Extensão, pelo CCHLA. Para se inscrever, basta enviar nome completo e nome do centro (ou departamento) ao qual pertence para o e-mail da ADUFPB: adufpb@terra.com.br. Além disso, para a emissão dos certificados, é necessário que a participante se inscreva também pelo SigEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/interno/menu.xhtml). A oficina tem quatro horas de duração e é gratuita.
Fonte: Ascom ADUFPB