A ADUFPB realiza, nesta quinta-feira (3), a partir das 9h, assembleia geral com os associados do campus do Litoral Norte. Essa será terceira e última etapa da rodada de assembleias desta semana. A primeira aconteceu terça-feira (1°), em Areia e Bananeiras, e a segunda, quarta-feira (2), em João Pessoa.

Na assembléia desta quarta-feira, em João Pessoa, o presidente do ADUFPB, professor Jaldes Reis de Meneses, informou que a festa de confraternização do sindicato será realizada no dia 17 de dezembro (quinta-feira), na APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), na Avenida João Cirilo S/N, Altiplano do Cabo Branco. A atração da noite será a Orquestra Estação da Luz. Os convites para a festa devem começar a ser distribuídos dentro de oito dias.

Jaldes informou, ainda, sobre o andamento da agenda da ADUFPB. De acordo com ele, a publicação está sendo preparada (com a seleção de textos, poemas e fotografias e edição gráfica do material) e a previsão é de que a distribuição aconteça já na primeira semana de aula, no começo do mês de janeiro.

Outro informe apresentado na reunião diz respeito ao Congresso do ANDES, que deve acontecer entre os dias 26 e 31 de janeiro. Segundo o presidente da ADUFPB, a proposta de diretoria do sindicato é realizar uma assembleia em janeiro para escolher os delegados que participarão do Congresso.

Carreira docente

A proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) de mudança na carreira docente foi o principal tema das assembleias em Areia, Bananeiras e João Pessoa. O professor Jaldes Meneses explicou que a expectativa era de que o MPOG apresentasse a minuta do Projeto de Lei na reunião realizada dia 19 de novembro, em Brasília, com a presença do ANDES e do Proifes, mas isso não aconteceu.

Outro debate foi marcado para o início deste mês e deve acontecer provavelmente no dia 8 ou 9. Mais uma vez a expectativa é de que a minuta do PL seja apresentada. Se isso acontecer, a ADUFPB realizará nova assembléia ainda em dezembro para discutir as propostas do governo. Caso contrário, os debates ficarão para 2010.

Na opinião do professor Jaldes Reis de Meneses, mesmo sem o projeto de lei, a proposta do Ministério do Planejamento já está bastante clara em vários pontos. Um deles é a questão da Dedicação Exclusiva. “O próprio ministro Fernando Haddad [Educação] tem dito que, mais ou menos no mesmo prazo da minuta do projeto de carreira, deve sair um decreto sobre a questão da dedicação exclusiva”, explica.

Participação

Merece destaque na rodada de assembleias deste mês a massiva participação dos campi de Areia e Bananeira nos debates. O presidente da ADUFPB, professor Jaldes Reis de Meneses, afirma que 49 professores participaram da reunião, um dos melhores resultados este ano. “A categoria está preocupada em debater, em saber o que está acontecendo”, comenta. “Esperamos uma forte participação também no Litoral Norte”.

Conselho de Representantes

A reformulação da carreira docente também foi o principal tema de debate da reunião do Conselho de Representantes do Sindicato, no último dia 25. Na ocasião, os 25 conselheiros presentes concordaram com a elaboração de um documento com sugestões de melhoria da proposta do Ministério do Planejamento para ser entregue ao ANDES-SN, que está preparando uma contraproposta ao governo.